InícioBolsas de EstudoFundação oferece bolsas de mais de mil euros por mês para doutorado...

Fundação oferece bolsas de mais de mil euros por mês para doutorado em Portugal

Gustavo Sumares - 30/03/2020
Comentários:

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal está com inscrições abertas para 1350 bolsas de doutorado em Portugal. As bolsas tem duração variável — em geral de um ano, mas podendo variar entre 3 e 48 meses — e são voltadas a pesquisadores que queiram realizar trabalhos em “qualquer ambiente de produção e difusão de conhecimento”. As inscrições vão até 28 de abril.

De acordo com o regulamento das bolsas, as bolsas têm um valor mensal de €1.064. Ainda segundo o documento, os bolsistas também terão cobertas as taxas referentes aos custos do programa de doutorado (até um valor máximo de €2.750). Também terão direito a auxílios para compra de passagens aéreas e de instalação no país.

Como se candidatar às bolsas de doutorado em Portugal

A candidatura às bolsas deve ser feita por meio do portal myFCT. A FCT disponibilizou este documento que pode ser usado para auxiliar no processo.

O primeiro passo após realizar o cadastro é preencher o formulário de candidatura. Como parte do formulário, será necessário especificar os planos de trabalhos — ou seja, informar o que o candidato estudará, em que instituição, e quem será o supervisor, bem como o período pretendido para a bolsa e outras informações. A data de início da bolsa deve ser especificada, e deve ser posterior ao dia 1 de setembro de 2020.

Também será necessário que o candidato envie o se CV cadastrado na plataforma CiênciaVITAE. A organização também tem um documento (que pode ser acessado neste link) para ajudar os candidatos a se cadastrar nessa plataforma. O candidato ainda deve enviar uma carta de motivação falando por que deseja a bolsa, e duas cartas de recomendação.

Mais informações sobre os documentos exigidos podem ser vistas neste guia de auxílio à candidatura. Os documentos devem ser submetidos até o dia 28 de abril. Os candidatos serão avaliados de acordo com seu mérito acadêmico, com a relevância de seu plano de trabalhos e com relação à sua necessidade financeira. Os bolsistas selecionados serão divulgados nesta página, numa data ainda não informada pela FCT.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados