InícioPreparaçãoJá fiz um TOEFL, mas fui mal. O que devo fazer?

Já fiz um TOEFL, mas fui mal. O que devo fazer?

Ana Virgínia Kesselring - 28/08/2015
Comentários:

Você sabe inglês, mas fez o TOEFL e não conseguiu uma boa nota? Você não está sozinho. Muitos estudantes passam por essa situação, mesmo os que têm nível avançado no idioma.

Os alunos que fazem o teste pela primeira vez e não se prepararam especificamente para ele podem ter uma surpresa desagradável na nota. Isso acontece porque o exame é feito pelo computador e tem um modelo diferenciado – você realmente precisa conhecê-lo a fundo para extrair (e aplicar) o melhor do seu inglês.

Não estar preparado para o que você vai encontrar pode ser um fator decisivo para sua nota. Há aqueles que, mesmo estudando, ficam alguns pontos atrás da nota pretendida. E aí ? O que fazer?

1. Não fique nervoso, isso acontece com a maioria dos test-takers!
2. Pense que o primeiro teste foi uma etapa, um “step” para você chegar lá.
3. Encare o primeiro teste como um investimento e treino, parte do processo.
4. Não espere sua nota sair, isto é, aproximadamente 2 semanas. Continue estudando mesmo achando que conseguiu a nota. Não perca o ritmo de estudos. Caso você pare de estudar vai perder o ritmo e vai ficar enferrujado.
5. Faça um planejamento de pelo menos mais um mês de estudos incluindo tanto seus pontos fortes (habilidade de melhor nota) e seus pontos fracos (habilidade de menor nota)

Para melhorar seu speaking e writing ao fazer TOEFL pela segunda vez:

1. Melhore e sedimente as conjugações de verbos iniciando pelo present simple, simple past e present perfect – incluir o present perfect nas redações e no speaking é essencial. Se você não usá-lo ninguém vai saber que você sabe quando aplicá-lo.
2. Use comparatives
3. Use discourse markers (because, however, consequently, therefore, etc) para fazer transições de frases e parágrafos.
4. Seja bem objetivo, principalmente se seu nível ainda é intermediário.
5. Estruturas de nível mais avançado, como “inversions” são essenciais se você precisa dar um pulo de 90 e pouco para mais de 100 pontos.
6. Releia todos os textos da coluna de TOEFL.

Para melhorar seu reading:

1. As perguntas seguem a ordem do texto. Não tente encontrar a resposta da primeira questão no meio do texto. Ela, com certeza, estará no primeiro parágrafo e as outras seguirão esta ordem.
2. Tudo é explícito no texto. Não tente encontrar respostas em suas próprias conclusões. As respostas deverão estar explícitas no texto.
3. Devo ler o texto antes ou depois ? Cada aluno tem seu ritmo. Você deve verificar em um pequeno simulado o que funciona melhor para você. Faça das duas formas pelo menos quatro vezes e  para ver em quais sua performance foi melhor.
4. Desenvolva sua habilidade em encontrar palavras-chave. Elas farão com que você ganhe tempo para encontrar as respostas certas.

Para melhorar seu listening:

1. Não deixe de anotar – as anotações te deixarão mais calmo para responder às questões.
2. Crie códigos antes de ir para a prova para anotar e pratique-os  – não há tempo para escrever tudo na hora.
3. Nas conversas (sempre serão entre 1 mulher e 1 homem) divida as anotações em duas partes, uma ao lado da outra.
4. Nas lectures divida as anotações em quatro partes: introdução, primeiro parágrafo, segundo parágrafo e conclusão.

_____________________________________________________________________

Ana Virginia Kesselring – Colunista sobre exames pedidos pelas universidades

Ana Virginia Kesselring é administradora de empresas com especialização em Psicopedagogia Clínica e Educacional e tem mais de 15 anos de experiência no ensino de idiomas. É proprietária da Virginia Center School, instituição que, além de oferecer cursos regulares de idiomas, prepara estudantes para provas como TOEFL, IELTS, SAT, ACT, GRE e GMAT. Contato:

Leia também:
TOEFL x IELTS
Veja frases para usar nas seções de writing e speaking do TOEFL
Anotar suas ideias é fundamental na seção de speaking do TOEFL

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Virgínia Kesselring
Ana Virginia Kesselring, Diretora e Fundadora da Virginia Center School, é College Counselor Certificada pela Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) e Psicopedagoga especialista em preparação para estudar fora e em exames internacionais como o SAT, ACT, TOEFL, IELTS, GRE, GMAT e Duolingo English Test.

Artigos relacionados