InícioBolsas de EstudoFundação alemã concede bolsa a jornalistas e blogueiros

Fundação alemã concede bolsa a jornalistas e blogueiros

Priscila Bellini - 17/06/2019
Comentários:

O programa de fellowships é oferecido pela Falling Walls, organização sem fins lucrativos amanhã, e leva jornalistas do mundo todo para a conferência em Berlim. Em homenagem à queda do Muro de Berlim, a Falling Walls mobiliza pesquisadores nos dias 8 e 9 de novembro para debater pesquisas que estão “derrubando os muros” em ramos da ciência e na sociedade. Com o apoio da fundação, jornalistas podem participar do evento, com todas as despesas pagas. As inscrições vão até 30 de junho, pelo site da iniciativa

Para se candidatar, é necessário preencher um formulário no site da Falling Walls, enviar o currículo em inglês e amostras de trabalhos jornalísticos, além de uma carta de motivação. São elegíveis para a “Falling Walls Science Fellowship for Journalists” jornalistas ou blogueiros que tenham, no mínimo, três anos de experiência (enquanto freelancers ou em posições fixas) e que desejem se aprofundar em ramos da ciência. Serão selecionados 10 jornalistas para essa bolsa.

Jornalistas da área de ciências também podem se candidatar à “Berlin Science Week Fellowship”, oferecida pela mesma organização. É necessário comprovar três anos de experiência cobrindo especificamente a área de ciências. Os escolhidos dessa modalidade também poderão participar dos eventos da Berlin Science Week, e ganharão 4 noites de acomodação em Berlim.

Benefícios da Falling Walls

Além da presença na conferência, que ocorre nos dias 8 e 9 de novembro, os selecionados têm direito a 3 ou 4 noites de acomodação em Berlin (segundo a modalidade), alimentação e passagens aéreas de ida e volta. Os selecionados também passam a integrar uma comunidade interncaional de fellows.

Durante o período na capital alemã, os jornalistas participam da conferência e veem de perto as apresentações de projetos, que duram 15 minutos cada e contam com uma plateia de 700 pessoas, formada por representantes de instituições, do governo alemão e outros pesquisadores.

Os candidatos aceitos também podem participar da etapa final do Falling Walls Lab, plataforma em que pessoas do mundo todo apresentam suas ideias inovadoras, que vão dos campos da ciência às humanidades, em pitches de três minutos.

A bolsa cobre despesas de viagem, estadia de três dias em hotel e alimentação, além do valor de inscrição para a conferência, que chega a quase mil e quatrocentos euros.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados