InícioUniversidadesUniversidade de Chicago: instituição de Barack Obama e de uma corrente econômica

Universidade de Chicago: instituição de Barack Obama e de uma corrente econômica

Redação do Estudar Fora - 28/09/2023
Comentários:

A Universidade de Chicago (University of Chicago) é uma das mais respeitadas universidades dos Estados Unidos e um dos principais centros de estudos econômicos do mundo. Ela foi fundada em 1890 pelo magnata do petróleo John D. Rockefeller e pela Sociedade Americana Batista de Educação, e abriu suas primeiras turmas em 1892.

Seu campus, considerado um dos mais bonitos do mundo, está localizado na comunidade de Hyde Park, no lado sul de Chicago, a 15 minutos do centro da cidade. A metodologia de ensino da Universidade de Chicago foi baseada na soma da interdisciplinaridade das faculdades com filosofia liberal arts com as universidades de pesquisa alemãs.

Assim, a instituição procura formar pessoas com um amplo conhecimento de mundo e com um foco claro em objetivos e metas. Não à toa, a universidade é conhecido como a casa dos líderes e foi responsável pela formação dos CEO da maioria das maiores instituições financeiras do mundo, como Goldman Sachs e Credit Suisse. A seguir, saiba tudo sobre ela!

Universidade de Chicago em números

A instituição possui aproximadamente 17 mil alunos (cerca de 7 mil na graduação e 10 mil na pós). Como ex-aluno mais famoso hoje em dia tem o ex-presidente dos EUA Barack Obama.

Sempre presente nos mais importantes rankings de educação no mundo, a Universidade de Chicago está em:

Com cursos que abrangem todas as disciplinas, foi a casa de mais de 95 ganhadores de Prêmios Nobel em diversas áreas do conhecimento. Um dos mais importantes foi o descobridor da estrutura do DNA, James Watson.

Sobre a cidade

Chicago, Illinois (EUA). A cidade é a terceira maior dos Estados Unidos (com quase 3 milhões de habitantes) e reúne muitos brasileiros. Além disso, é conhecida como um importante polo universitário americano e conta com mais de uma dezena de universidades.

Universidade de Chicago - Campus

Cursos na Universidade de Chicago

Graduação e Pós- Graduação em:

Ciências Biológicas
Administração
Teologia
Políticas Públicas
Ciências Humanas
Direito
Engenharia Molecular
Estudos Orientais
Ciências Físicas
Medicina
Serviço Social
Ciências Sociais

 

Harper Library
Harper Library, na Universidade de Chicago

Como estudar na Universidade de Chicago

O processo de seleção é típico das universidades dos Estados Unidos. “A primeira coisa que um estudante brasileiro deve fazer é se informar sobre o processo de admissão da universidade. Ele é muito diferente do que ocorre no Brasil e para ter sucesso é preciso entender exatamente o que esperamos”, considera Simon Nascimento, responsável pela admissão de alunos estrangeiros na University of Chicago.

“Na aplicação, é preciso descrever quem é você, quais seus desejos, sonhos, seu percurso de estudo até aquele momento, como você se preparou para estudar na universidade e suas habilidades e competências sociais. Além disso, valorizamos muito as cartas de recomendação dos professores no Brasil. Essas cartas ajudam a mostrar o quanto o aluno está preparado para entrar na nossa comunidade e quais são seus pontos fortes”, explica.

O calendário da Universidade de Chicago funciona da seguinte maneira: o prazo para Early Action & Early Decision I é 15 de novembro; para Early Decision II, 15 de janeiro; para Regular Decision, 15 de fevereiro.

Apoio financeiro e bolsas de estudo

A universidade adota uma política de apoio financeiro diferente para estrangeiros e americanos. Isso faz com que as bolsas internacionais sejam muito disputadas. A política adotada para os estrangeiros é a de need-sensitive. Em geral, as bolsas pagam cerca de US$ 37 mil por ano. O auxílio pode chegar a 100% dos gastos com matrículas, livros, despesas pessoais e com a própria viagem.

Também há bolsas de mérito, destinadas a estudantes com desempenho excepcional. As bolsas de mérito não levam em consideração a situação socioeconômica do candidata e são parciais, podendo ser um prêmio único ou um prêmio anual renovável.

Curiosidades sobre a University of Chicago

A vida estudantil na University of Chicago é uma das mais amistosas dos Estados Unidos. As fraternidades e clubes de alunos organizam festivais de cinema, jornais e competições curiosas.

A mais tradicional delas é a Scavenger Hunt, uma espécie de gincana com itens fora do comum. As esquipes, ligadas às fraternidades, precisam encontrar ou construir itens de uma lista com mais de 300 opções. Os alunos aguardam por esse momento e se dedicam ao máximo em vencer a competição. Um dos maiores desafios já enfrentados foi construir um reator nuclear no pátio da universidade.

Corrida de Estudantes da Scavenger Hunt da Universidade de Chicago
Corrida de Estudantes da Scavenger Hunt da Universidade de Chicago / Créditos: Wikimedia Commons

Ex-Alunos Famosos da Universidade de Chicago

  • O presidente estadunidense Barack Obama, que deu aulas e estudou lá;
  • O escritor Philip Roth;
  • O astrônomo Carl Sagan (autor de livros de divulgação científica de sucesso, como Cosmos e Contato);
  • Larry Ellison (fundador da gigante de tecnologia e sistemas Oracle);
  • O matemático brasileiro Leopoldo Nachbin (um dos fundadores do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o Impa);
  • Claudio Haddad (fundador do Insper, uma das escolas de negócios mais importantes do Brasil).

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados