Inicio Especial Harvard: 5 brasileiros dão dicas de como entrar na universidade

Especial Harvard: 5 brasileiros dão dicas de como entrar na universidade

Especial Harvard: 5 brasileiros dão dicas de como entrar na universidade

Uma das melhores maneiras de se preparar para a application em Harvard é conversar com quem já entrou lá. Pensando nisso, preparamos o Especial Harvard, uma série de quatro vídeos com cinco brasileiros que foram aprovados na universidade norte-americana.

Na série, eles contam sobre como fizeram para se preparar para a application, como foi o processo seletivo e o dia a dia das aulas em Harvard. Os estudantes entrevistados passaram em quatro cursos diferentes da graduação e pós-graduação: Arthur Abrantes faz graduação em Computação e Psicologia; Clara Carvalho faz graduação em Direito; Helena Melo Franco estuda no Instituto de Economia e Ciências Políticas, Nathalia Bustamante, faz mestrado em Educação; e Deborah Alves, formada em Ciência da Computação e Matemática. Confira o Especial Harvard!

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

1. Dicas para se preparar para entrar em Harvard

No primeiro vídeo da série Especial Harvard, Arthur Abrantes conta sobre como se preparou para a application de Harvard desde que começou a pensar em estudar fora nos primeiros anos do Ensino Médio. Ele fala sobre quais atividades extracurriculares participou na escola e a importância de focar em aprender bem a língua inglesa, inclusive usando aplicativos como Duolingo e estudando com filmes.

Arthur dá dicas de estudo para antes e depois de ser aceito e conta como foi seu gap year, ano de transição após terminar o colégio e antes de ser aprovado em Harvard. Além disso, o estudante fala sobre como foi a preparação, como definiu o tema do essay e o que fez para se diferenciar durante o processo seletivo, incluindo a entrevista. Confira:

2. A rotina de um estudante de Harvard

No segundo vídeo da série, Clara Carvalho fala sobre como é o dia a dia de quem estuda em uma das melhores universidades do mundo. A estudante conta como é o ritmo de estudos e a experiência de conhecer novas pessoas em um ambiente como esse.

Leia também: De Harvard à Oxford: confira os melhores cursos online gratuitos

De acordo com Clara, na universidade é possível criar uma forte rede de talentos que permite “abrir muito a nossa cabeça”. Além disso, ela fala sobre algumas das principais diferenças entre o curso de Direito em Harvard, como as aulas são estruturadas e as principais dificuldades em estudar e morar em Boston.

3. Como financiar o curso

No terceiro vídeo da série Especial Harvard, as estudantes Helena Melo Franco e Nathalia Bustamante dão dicas de como procurar e encontrar bolsas de estudo no exterior. O financiamento de um curso em uma universidade estrangeira como Harvard pode ser uma barreira. Pensando nisso, elas explicam como conseguir bolsas estudantis, encontrar fontes de financiamento e quais escolas podem entrar no radar de quem quer estudar fora.

“Não fique necessariamente apegado a um programa de bolsas”, explica Nathalia, que ressalta a importância de encontrar mais de uma fonte de financiamento. Além disso, elas falam um pouco sobre como passaram na application e o que Harvard espera dos estudantes que são aprovados.

4. Ser um estudante em Harvard

Por fim, no último vídeo da série, Deborah Alves, Clara Carvalho e Artur Abrantes falam um pouco sobre o perfil do estudante que entra em Harvard e os aprendizados na universidade que vão além dos conteúdos das aulas. Eles dão dicas de como aproveitar ao máximo as disciplinas oferecidas e os cursos, e destacam as principais lições que a comunidade universitária ensinou. Confira!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

Leia