InícioBolsas de EstudoEscola oferece bolsas para pós-graduação a brasileiros trabalhando no setor público

Escola oferece bolsas para pós-graduação a brasileiros trabalhando no setor público

Gustavo Sumares - 11/05/2021
Comentários:

A Hertie School, em parceria com o Instituto República, está com inscrições abertas para bolsas para pós-graduação em políticas públicas. O objetivo das “Scholarships for Public Servants in Brazil” é auxiliar na capacitação de servidores públicos que trabalhem gerenciando equipes ou diretamente em Recursos Humanos. 

A parceria oferece bolsas para três programas de mestrado oferecidos pela escola. São eles, o Master of Public Policy (MPP, Mestre em Políticas Públicas), Master of Data Science for Public Policy (MDS, Mestre em Ciência de Dados para Políticas Públicas) e o Executive Master of Public Administration (EMPA, mestrado executivo em administração pública). As inscrições vão até 1 de maio para o MPP e o MDS. Para o EMPA, elas vão até 15 de junho.

Leia também: Hertie School, uma escola de políticas públicas com enfoque contemporâneo

Os candidatos selecionados receberão pelo menos 50% de isenção nas tuition fees dos cursos, o que representa um valor de mais de 8 mil euros. O valor exato de cada isenção será determinado com base no material apresentado pelo candidato ao longo do processo seletivo. Como contrapartida, os bolsistas devem se comprometer a trabalhar no setor público brasileiro após a conclusão do curso.

Inscrição às bolsas para pós-graduação em políticas públicas

Podem se candidatar à bolsa pessoas que tenham pelo menos cinco anos de experiência trabalhando no setor público brasileiro. O foco, de acordo com a escola, são pessoa que atuem “primariamente no setor de recursos humanos, ou que trabalhem gerenciando equipes”. Para ter uma ideia do perfil de estudante ao qual as bolsas são destinadas, confira a experiência da brasileira Gabriela Andrade, que cursou o Executive MPA.


Para se candidatar às bolsas, é necessário primeiramente realizar o processo de inscrição nos programas de mestrado já mencionados. A inscrição exige que o candidato faça upload de documentos como CV, carta de motivação, certificado de inglês e histórico escolar.

Leia mais: Tudo sobre MPA, o mestrado em administração pública

É necessário também que o candidato providencie duas cartas de recomendação. Quem se formou de 2018 para frente precisará enviar duas cartas de professores; candidatos que tenham se formado antes disso deverão enviar uma carta de recomendação de um professor, e outra de um contato profissional.

Leia mais: 6 brasileiros que estão mudando a forma como se faz gestão pública

Em seguida, os candidatos a bolsa devem enviar um e-mail para  grad-admissions[at]hertie-school[dot]org com um resumo de sua atividade profissional relevante. O texto deve especificar se o candidato trabalhou em uma equipe ou liderou pessoas, e deve focar no impacto de seu trabalho e em seus planos futuros de carreira. As inscrições devem ser feias até 1 de maio para o MPP e o MDS; e até 15 de junho para o EMPA.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados