Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

14.07.15

Entenda os resultados do SAT e do ACT

Entenda os resultados do SAT e do ACT

Provas são as mais cobradas no processo seletivo de universidades norte-americanas. Veja a média dos alunos que aplicaram para Harvard!

Por Andrea Wunderlich

O SAT e o ACT são as provas utilizadas por universidades norte-americanas nos processos seletivos de cursos de graduação. Em geral, o aluno pode escolher qual das duas prefere fazer. A nota no exames não é o único item avaliado, porém, é um aspecto muito importante do seu application (candidatura).

Veja a seguir informações importantes sobre as pontuações de cada prova:

SAT

– A nota máxima do SAT é 2400, e a mínima é 600.
– A média nacional americana do SAT é 1500 — ou seja, se você recebeu um resultado em torno de 1500, você terá ido melhor do que 50% dos alunos das escolas americanas.
– 75% dos alunos tiram mais que 1260, e 25% dos alunos tiram mais que 1800. Portanto, um resultado menor que 1260 significa que você se classificou nos 25% dos resultados mais baixos, e acima de 1800, nos 25% dos resultados mais altos.

Para saber exatamente como seu resultado afeta o seu application, tenha em mente que a prova é em inglês e que, sendo brasileiro, o inglês não é sua língua nativa. Quem avalia o seu resultado sabe disso, e isto será levado em consideração. Além disto, a média nacional não corresponde à média das faculdades individualmente. A média de uma faculdade pode ser, por exemplo, 1.200 e, neste caso, uma nota de 1500 é muito boa. Ou a média da faculdade pode ser 2010 e, portanto, 1500 é uma nota fraca para a faculdade em questão.

ACT

O ACT é uma alternativa ao SAT e suas notas variam de 1 a 36.
– A média nacional americana no ACT é 20 pontos, sendo que 75% dos alunos tiram uma nota maior ou igual a 16, e 25% obtem uma nota maior ou igual a 24.

Abaixo, veja a faixa de nota no SAT I e no ACT de alunos aprovados em diferentes universidades dos Estados Unidos, desde instituições extremamente competitivas, como Harvard, até outras um pouco menos exigentes (mas também boas!), como Fordham.

Vale destacar que as notas representam os dois quartis centrais (os 50% do meio) das notas dos alunos aprovados em cada uma das faculdades citadas. Ou seja, estes resultados não levam em cosideração nem a pontuação dos 25% “piores” aprovados e nem dos 25% “melhores”. Portanto, se sua nota está abaixo da faixa de notas indicada, não se desespere. Como o processo de seleção avalia também também outros itens – redações, histórico escolar, atividades extracurriculares, etc – isso não significa necessariamente que você será rejeitado por aquela faculdade.

tabela act 1

SAT II

Existe também a prova SAT II (mais conhecida como o SAT Subject Test). Não é tão fácil encontrar a média dos resultados do SAT II dos alunos aprovados, diante das várias opções disponíveis.

O SAT II vale 800 pontos, assim como cada seção do SAT. Mas enquanto as matérias do SAT já são pré-definidas, as matérias do SAT II são escolhidas pelo aluno . Por exemplo: espanhol, historia, biologia, química, etc. Portanto, a matéria escolhida para seu SAT II deve ser o seu ponto forte, e é importante conseguir uma boa nota. Esta é sua chance de mostrar às faculdades o quão bom você é no assunto que mais lhe interessa.

Envio de notas para as faculdades 

Tenha certeza que a universidade de seu interesse exige a realização de tais provas. Algumas faculdades pedem somente o SAT I, enquanto outras pedem além do SAT I, uma ou mais provas do SAT II. A maioria delas dá a opção de envio do ACT em vez do SAT I. Existem também instituições que não requerem provas padronizadas, como a Bowdoin College.

Leia também:
ACT ou SAT: qual escolher?
Cinco coisas que você deve considerar ao decidir entre o SAT e o ACT
Especialista explica como se preparar ano a ano para a graduação nos EUA

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas