//username of moderater
Fundação Estudar
InícioEducaçãoÉ possível estudar em inglês na França? Veja opções de cursos

É possível estudar em inglês na França? Veja opções de cursos

Ana Moraes - 21/06/2023
Comentários:

Se seu sonho é estudar na França, mas o idioma francês é uma barreira na hora de considerar uma graduação ou pós no país europeu, este post vai ajudar muito! Isso porque o ensino superior francês tem mais de 1.600 opções de cursos ministrados em inglês – em sua maioria, os de mestrado. Normalmente, a informação sobre a língua em que as aulas são ministradas pode ser encontrada no site das instituições de interesse, mas, por aqui, já fizemos uma seleção prévia entre as milhares disponíveis. Confira:

Opções de programas de mestrado em inglês na França

Como dissemos, quando o assunto é estudar em inglês na França, as opções mais numerosas de cursos são os de mestrado. Há cursos em diversas áreas do conhecimento e, normalmente, em instituições que já têm como característica receber uma quantidade maior de alunos de fora. 

A seguir, veja algumas universidades com programas de mestrado em inglês no país europeu – e exemplos de cursos:

Université PSL

A Université Paris Sciences & Lettres é uma universidade pública localizada na capital francesa. Apesar de ser jovem (foi fundada em 2010), a instituição tem se destacado por ter recebido incentivos do governo francês para desenvolver pesquisa. A PSL oferece uma série de cursos ministrados totalmente em inglês, a exemplo do Mestrado em Economia Aplicada: Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPD). O programa é dedicado ao estudo das técnicas modernas de políticas públicas, sejam ferramentas da teoria econômica ou métodos quantitativos nas ciências sociais. 

Leia também: Écoles francesas: instituições tradicionais focadas em engenharia

Université Paris Cité

Outra instituição pública de ensino superior na capital francesa é a Universidade Paris Cité, que é ainda mais jovem que a Université PSL. Fundada em 2019, destaca-se por seu caráter multidisciplinar, com foco em inovação. Como já nasceu com objetivo de se internacionalizar, a instituição oferece várias opções de mestrados em inglês, distribuídos pelas áreas de Artes, Humanidades e Línguas; Ciências Humanas, Econômicas e Sociais; Ciência e Tecnologia e, ainda, Medicina, Odontologia, Farmácia e Enfermagem.

Um dos cursos em língua inglesa é o de Políticas Econômicas para a Transição Global, apoiado pela Comissão Europeia. O conceito é baseado em projetar, implementar e avaliar políticas econômicas para os necessários processos de transição, seja ela digital, socioeconômica ou ecológica. 

Université de Lorraine

Aqui, já estamos diante de uma universidade bem mais antiga. A Université de Lorraine foi fundada em 1572 e fica em uma região histórica no nordeste da França, na fronteira com países como a Bélgica e a Alemanha. A instituição é formada por oito faculdades e tem mais de 7 mil estudantes estrangeiros. Uma das opções de mestrado ministrado em inglês é para quem quer estudar Ciência de Dados.

Leia também: Conheça a Universidade de Toulouse, um dos principais destinos universitários na França

O programa intitulado Natural Language Processing (NLP) se dedica a produzir um modelo computacional que simule nossa capacidade de falar e compreender línguas “naturais” como inglês, francês ou russo em oposição a linguagens artificiais como programação ou matemática. A ideia é suprir a demanda crescente por engenheiros e pesquisadores bem treinados, capazes de explorar dados para fins comerciais.

Estudar em inglês nas escolas de negócios da França

Mesmo quando não estão localizadas em países cujo idioma oficial é o inglês, as escolas de negócios pelo mundo costumam ter programas de MBA majoritariamente em língua inglesa. Na França, não é diferente. Uma dessas écoles é a HEC Paris, que tem prestígio internacional pela excelência no ensino. Fundada em 1881, a HEC Paris tem grande parte da formação ensinada em inglês, justamente para facilitar o ingresso de alunos internacionais. Aliás, estudante de mais de 100 países compõem o quadro discente. 

Já a IÉSEG School of Management se afirma como sendo uma escola de negócios “com mentalidade internacional” e oferece mais de 200 cursos em inglês. De modo geral, 75% do quadro acadêmico permanente é de origem não francesa.

Bacharelado em inglês na França

As opções para graduação são menos numerosas para graduação, mas, ainda assim, há cursos em diferentes áreas do conhecimento. Veja alguns exemplos:

Design e Tecnologia de Moda na IFA Paris

A International Fashion Academy, conhecida como IFA Paris, foi fundada em 1982 na Cidade Luz, com a premissa de unir a herança da moda francesa com o mundo globalizado moderno. Um de seus programas mais importantes é o bacharelado em Design e Tecnologia de Moda, que já foi concebido com a visão de que o ensino francês para a área precisava se internacionalizar para se manter competitivo na indústria da moda global. Tanto este, quanto os demais cursos da IFA Paris são ministrados em inglês.

Leia também: Como conseguir uma bolsa para estudar na França

Técnicas da Imagem e do Som – Cinema e TV no 3iS

A 3iS foi fundada em 1988 por profissionais do cinema para preparar os alunos para carreiras em audiovisual. Ao longo dos anos, a instituição fortaleceu as parcerias internacionais. A escola recebe cerca de 2.500 alunos anualmente em quatro campi em Paris, Bordeaux, Lyon e Nantes. Voltado para direção, produção, filmagem e edição, o bacharelado em Cinema e TV é um dos principais – e totalmente em inglês.

Ciências na Escola Politécnica de Paris

A École Polytechnique é uma das mais antigas, célebres e prestigiosas escolas de engenharia da França. Atualmente pertence ao Institut Polytechnique de Paris, o qual é uma das escolas fundadoras. É conhecida popularmente como “l’X”. Um dos programas ministrados em língua inglesa é o Bacharelado em Ciências, que leva a uma especialização dupla em três opções de diplomação: Matemática e Física, Matemática e Ciências da Computação ou Matemática e Economia.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Moraes
Jornalista e editora do Portal Estudar Fora. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados