InícioColunistasUniversidades brasileiras abrem portas para duplo diploma na França

Universidades brasileiras abrem portas para duplo diploma na França

Nathalia Bustamante - 29/10/2017
Comentários:

Para aqueles que sempre sonharam em fazer a graduação em outro país, mas que, por algum motivo, começaram seus estudos no Brasil, não pensem que o sonho morreu! A graduação, principalmente em universidades públicas, oferece um leque considerável de oportunidades para o aluno, e ter conhecimento sobre elas, já desde o começo do curso, é algo muito importante!

Uma destas oportunidades, e que vamos focar neste texto, é o programa de duplo diploma nas Écoles Centrales – um grupo de 5 faculdades francesas de excelência que são conveniadas com universidades brasileiras e oferecem cursos nas grandes áreas da engenharia.

O grupo das Écoles Centrales é dividido em 5 grandes universidades de engenharia espalhadas pela França: Centrale Paris, Centrale Lyon, Centrale Lille, Centrale Nantes e Centrale Marseille. Estas universidades oferecem uma modalidade de curso de engenharia um pouco diferente do que temos hoje no Brasil: a engenharia generalista, que consiste em uma formação ampla nos pontos chaves da engenharia, gestão de projetos e gestão de empresas.

São faculdades que possuem como objetivo preparar futuros gestores de grandes empresas. Então, se você é uma pessoa que ama engenharia, matérias de exatas como matemática e física e tem vontade de virar um grande gestor um dia, o programa de duplo diploma com estas faculdades francesas foi feito para você!

Processo seletivo para Duplo Diploma na França

Hoje as universidades brasileiras conveniadas com este grupo francês são: UNICAMP, USP, UFRJ, Puc Rio, UFC e UFRGS. O processo seletivo para o duplo diploma na França consiste em algumas etapas com certas exigências. Para começar, podem se inscrever no programa estudantes matriculados em um curso de engenharia em qualquer uma destas universidades e estar cursando o 4° periodo letivo do seu curso.

Os inscritos passam por duas etapas de avaliação: a seleção da universidade brasileira e a seleção do grupo das Écoles Centrales. A seleção da universidade brasileira varia de acordo com cada instituição, mas, de modo geral, será analisado seu perfil e desempenho acadêmico durante estes 4 semestres. Os melhores alunos inscritos, então, passarão para a próxima fase: a entrevista com o comitê francês.

Leia também: O que NÃO fazer na entrevista de seleção de universidades

A entrevista dura entre 20 e 30 minutos e é realizada por 5 pessoas (um representante de cada universidade francesa), que procuram alunos de excelência, com notas altas e com um currículo de atividades extracurriculares diferenciado. No dia da entrevista, além do seu histórico com as notas, o candidato também deverá enviar uma carta de motivação explicando por que você quer estudar em uma destas universidades, juntamente com seu currículo.

Uma vez aprovado em uma das universidades francesas, chegou a hora de procurar uma bolsa de estudos. Hoje existem duas bolsas que são destinadas ao programa: a bolsa Brafitec, do governo brasileiro, e a bolsa Eiffel, do governo francês. Ambas as bolsas são depositadas mensalmente e são suficientes para se viver durante o período do intercâmbio, sem a necessidade de um investimento externo. É importante ressaltar o estudante aceito neste programa estará isento de qualquer taxa de matrícula da universidade, justamente pelo acordo entre sua universidade brasileira e a francesa, sendo a bolsa uma ajuda para as despesas do dia a dia.

Como é o programa

O programa de duplo diploma na França tem duração de dois anos letivos, o que significa que o candidato aprovado deverá trancar seu curso no Brasil por este período. Serão 4 semestres com uma alta carga horária de matérias, trabalhos e estágios obrigatórios. Durante esse tempo, o estudante também terá um acompanhamento de perto para o desenvolvimento do seu projeto profissional: ou seja, a universidade vai ajudá-lo a encontrar quais são seus objetivos profissionais após a graduação, o que significa mais um diferencial, se compararmos com o ensino brasileiro nas universidades de engenharia.

Durante estes dois anos, você terá direitos e deveres como qualquer estudante francês e, passado esse período, o aluno deverá voltar ao Brasil para terminar seu curso em sua universidade de origem, o que dependerá de quantas matérias ainda faltam na sua grade e quais foram as equivalências que o aluno obteve com as matérias cursadas na França. Logo você poderá se formar um ou dois anos após ter voltado ao Brasil. Ao final da graduação no Brasil, o estudante receberá dois diplomas: o brasileiro e o francês (válido em toda Europa).

Se você se interessou pelo programa de duplo diploma na França e quer se preparar para o processo seletivo, existe um site criado por alunos e ex-alunos que explica detalhadamente as etapas envolvidas, desde o processo seletivo destas universidades, seu perfil acadêmico, até depoimentos de ex-alunos do programa que já estão inseridos no mercado de trabalho.  O site se chama Centralizando.

 

* Foto: Entrada da École Centrale de Lille

 

Sobre o autor:

Kauan é aluno de Engenharia Quimica pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas que realizou um programa de Duplo Diploma na Ecole Centrale de Lyon, na França. Coordenou o projeto do site “Centralizando“, um espaço informativo que visa ajudar alunos brasileiros no ingresso às ecoles de enganharia francesas.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados