InícioColunistasQual é o custo de vida de um estudante na Nova Zelândia?

Qual é o custo de vida de um estudante na Nova Zelândia?

Colunista do Estudar Fora - 16/03/2018
Comentários:

Olá pessoal!  Meu nome é Carlos Henrique Castro, fui selecionado em 2016 para cursar mestrado de Engenharia Elétrica em Auckland. Para isso, recebo uma bolsa de estudos do MFAT, que cobre todas as despesas que tive desde minha saída do Brasil até quando eu retornar. Mesmo assim, é importante saber os custos de vida do país antes de embarcar para a experiência – até para planejar o orçamento. Por isso, hoje irei abordar o custo de vida na Nova Zelândia.

Primeiramente gostaria de destacar que aqui a maioria dos custos é pensada de forma semanal e não mensal como no Brasil – então esteja atento pois ao pesquisar preço de aluguéis, academia, cursos de inglês os preços divulgados serão semanais.

Moradia 

Devido à alta demanda de estudantes do mundo todo, as principais cidades da Nova Zelândia possuem valor de aluguel bem elevado. As despesas com moradia são as maiores despesas que o estudante terá, podendo chegar a ocupar mais de 50% do orçamento mensal previsto.

Um apartamento de dois a três quartos em área central de grandes cidades custa entre NZD 450 e 650 por semana (entre 1000 e 1500 reais). O que a maior parte dos estudantes faz é fazer aluguel do tipo “flat mate”, ou seja, estudantes se juntam para alugar uma casa ou apartamento dividindo o custo de aluguel pela quantidade de quartos. Para se ter um quarto individual no centro de Auckland são necessários entre NZD 180 e 250 por semana, o estudante deverá calcular ainda as despesas com água, luz e internet que gira em torno de 20 a 30 dólares por semana.

O melhor site para pesquisa de preços de aluguel é o TradeMe.

Alimentação

A alimentação é a segunda maior despesa que os estudantes terão na Nova Zelândia. Comer em restaurantes simples custa entre NZD 10 e 20 por refeição. Como comer na rua acaba saindo muito caro – nós estudantes temos que nos virar na cozinha, para isso as despesas semanais com supermercado gira em torno de NZD 100 e 150 por semana. Os principais supermercados são o Countdown, New World e Pak’n’Save.

Transporte

Se você decidir por morar no centro não terá que se preocupar com as despesas com transporte, uma vez que tudo é bem próximo – inclusive as universidades e todo comercio que você necessita em seu dia a dia. Agora, se você decidir por morar em um bairro mais afastado do centro para economizar no aluguel, deverá calcular uma despesa em torno de NZD 30 para ir e vir todos os dias do centro.

Somando: Custo de Vida na Nova Zelândia

Em geral, para se ter uma vida confortável, com alimentação saudável e um mínimo de entretenimento o estudante gasta entre NZD 400 e 500 doláres por semana. Como bolsistas do MFAT recebem $492 por semana, este valo é suficiente para custear todas as despesas diárias dos estudantes.

Eu falo mais sobre a bolsa do MFAT neste post – e, se você tem interesse em se candidatar, corra que as inscrições para o processo seletivo de 2018 estão abertas!

 

Sobre o Autor:

Carlos Castro ganhou uma bolsa do Governo da Nova ZelândiaSou Carlos Henrique Marciano Rodrigues Castro, mineiro natural de Piumhi, criado na cidade de Tucuruí no Pará. Formado em Engenharia Elétrica pela UFMG, atualmente cursando Mestrado de Engenharia Elétrica pela Auckland University of Technology. Bolsista pelo New Zealand Ministry of Foreign Affairs and Trade (MFAT).

Instagram: @carloshmrc

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Colunista do Estudar Fora
Colunista do Estudar Fora
Os colunistas são estudantes e especialistas convidados pelo Estudar Fora para compartilhar sua experiência. É neste espaço que você verá relatos em primeira pessoa dos estudantes ou orientação especializada de profissionais que atuam com estudos no exterior.

Artigos relacionados