InícioGraduaçãoConheça a rede Universia, que reúne bolsas em universidades ibero-americanas

Conheça a rede Universia, que reúne bolsas em universidades ibero-americanas

Lecticia Maggi - 11/04/2014
Comentários:

Você já ouviu falar da Universia? Se você pensa em morar fora e não conhece a Universia, está perdendo tempo. A Universia é a maior rede de universidades de língua hispânica e portuguesa do mundo e tem vasta informação a oferecer para quem está pensando em estudar no exterior.

No site da instituição, destaca-se a seção destinada a bolsas de estudo, que traz uma série de oportunidades que vão da graduação ao  doutorado. Há informações sobre bolsas da própria Universia e também de outras organizações e universidades. 

É possível filtrar as oportunidades de estudo por país ou região, além de identificar as oportunidades de acordo com o grau de formação, como graduação e mestrado. Cada instituição listada conta com informações básicas sobre o curso selecionado, além de dados acerca das suas qualificações em rankings internacionais. Por meio do site, o estudante pode acessar também planos de estudo ou ter acesso ao site oficial da instituição de ensino.

Como surgiu a Universia

Criada em julho de 2000, com o apoio de 35 universidades espanholas, a Universia está presente hoje em 23 países ibero-americanos. É uma rede que conta com 1.361 universidades, que representam mais de 19,9 milhões de professores e universitários. Com o apoio do Banco Santander, a Universia se expandiu para além da Espanha e, já em 2005, chegava a países como Portugal e Brasil.

Entre os seus objetivos principais, está o de atuar como agente de mudança, auxiliando  universidades a desenvolverem projetos compartilhados. “No Brasil, a Universia ajuda as instituições de ensino superior em temas como a internacionalização, ou seja, para que possam firmar acordos bilaterais. Também as apoiamos em seus projetos de pesquisa”, afirma Alida Nardi, gerente de relacionamento da Universia Brasil. Em um mesmo ambiente, é possível conhecer em detalhes as iniciativas de universidades ibero-americanas de diversas origens.

Presencialmente, também promove encontros de reitores de universidades ibero-americanas. Em 2014, o encontro trouxe ao Rio de Janeiro 1300 reitores, de 33 países, e a previsão é de que haja outro evento do tipo em 2018, em Salamanca. Por meio da Universia, há ainda MOOCS (Massive Open Online Course, em inglês, ou “Curso Online Aberto e Massivo”, em português), curso realizados em ambientes virtuais de aprendizagem, como plataformas próprias de instituições de ensino ou sites compartilhados por mais de uma universidade.

Outra atuação forte realizada pela rede acontece junto às empresas em países ibero-americanos. A proposta é fazer com que tais empresas atraiam mais estagiários e ofereçam oportunidades a jovens talentos em seus times, como primeiro emprego.

No site, há também ferramentas grátis para educação, dicas de estudo para universitários e de aprimoramento de aulas para docentes e orientações sobre carreiras.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados