//username of moderater
Fundação Estudar
InícioOutrosComo fazer sua graduação no Reino Unido

Como fazer sua graduação no Reino Unido

Giana Andonini - 30/08/2013
Comentários:

Formado pela Grã-Bretanha (Escócia, Inglaterra e País de Gales) e Irlanda do Norte, o UK abriga três das 10 melhores universidades do mundo, segundo o ranking universitário internacional Times Higher Education (THE), que são a Universidade de Oxford (3º lugar), Universidade de Cambridge (7º lugar) e Imperial College London (8º lugar).

Se você deseja ter uma experiência de graduação no Reino Unido, o primeiro passo é entender como funciona o processo de admissão lá, que é similar ao dos Estados Unidos. Histórico escolar, experiências extracurriculares e qualidades pessoas fazem parte da avaliação. Conheça mais:

Como se candidatar:
Assim como existe o Common App nos EUA, no Reino Unido o órgão responsável pela admissão nas universidades e colleges britânicos é o UCAS (University and College Admissions Service). Por meio dele, você irá fazer toda a sua application e enviar para até cinco universidades britânicas.

Para se candidatar você irá preencher formulários no UCAS, enviar o seu histórico escolar e outros documentos como cartas de recomendação de seus professores, além dos seus essays. “Resultados em vestibulares brasileiros também podem ajudar na candidatura”, explica a Education Promotion Officer do British Council, Adriana Sorrenti.

O custo para a inscrição no UCAS é de 27 reais (ou 9 libras esterlinas). Para alunos estrangeiros, as inscrições se iniciam em setembro de cada ano. Confira todas as datas do processo de admissão do UK AQUI.

O que é avaliado?
Semelhante como ocorre nos EUA, a avaliação para admissão de alunos nas universidades leva em consideração o histórico escolar, conhecimento de língua inglesa, experiências extracurriculares e qualidades pessoais do candidato.

A diferença dos EUA é que não existe um exame padrão de desempenho escolar, como o SAT. O único exame requerido para alunos internacionais é o de proficiência em língua inglesa. “O mais comum utilizado é o IELTS (International English Language Testing System), e a nota mínima requerida geralmente é de 6”, reforça Adriana.

DICA: O site Education UK oferece um sistema de busca com mais de 600.000  cursos no Reino Unido. Utilize os filtros para buscar também as bolsas de estudo oferecidas em cada universidade.

Foundation Course
Além da graduação em si, você pode ter que cursar um foundation course, que permite ao estudante estrangeiro adquirir o conhecimento necessário para ingressar na graduação britânica, devido às diferenças educacionais. São cursos com duração de 6 meses a 1 ano, com matérias como língua inglesa, metodologia de pesquisa e redação para monografias.

Ficou interessado em estudar no Reino Unido? Confira o guia Estude no UK que o British Council preparou para você:

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados