InícioPreparaçãoComo estudar fora em 7 vídeos do nosso canal

Como estudar fora em 7 vídeos do nosso canal

Gustavo Sumares - 15/10/2020
Comentários:

Você tem vontade de fazer a graduação ou pós-graduação no exterior, mas não sabe nem por onde começar? Saiba que isso não é incomum. O processo de ingresso nas universidades estrangeiras é bem diferente do das universidades brasileiras, e pode gerar alguma confusão no começo. Mas aqui, vamos apresentar sete vídeos sobre estudar fora do nosso canal que servem como um passo-a-passo para quem quer fazer esse processo!

Começamos de uma maneira mais geral e vamos focando em alguns tópicos nos quais qualquer pessoa que quer estudar fora vai precisar pensar. Você vai ver a seguir uma visão geral sobre o processo de admissão das universidades estrangeiras, bem como dicas para cada etapa desse processo. Confira!

Como estudar fora em 7 vídeos

Como escolher um país onde estudar?

O primeiro passo, obviamente, é escolher onde você quer estudar! A maioria das pessoas já tem uma ideia de país que gostaria de conhecer, mas há vários critérios a se considerar para tomar essa decisão. Nesse vídeo, a gente te ajuda!

Bônus: para quem pensa em fazer graduação ou pós no exterior, a nossa playlist de universidades pelo mundo também pode dar algumas ideias legais! E quanto a bolsas de estudo, vale a pena ficar de olho no nosso post das melhores bolsas com inscrições abertas!

Como tirar passaporte?

A não ser que você deseje estudar na Argentina ou em algum outro país do Mercosul, você vai precisar de um passaporte. O processo de tirar passaporte pode parecer um pouco intimidador, mas na verdade ele é mais simples do que parece! E nesse vídeo, a gente explica direitinho como fazer.

Bônus: se você quiser ver vídeos sobre estudar fora nos Estados Unidos, em particular, nosso canal tem várias opções. Aqui neste vídeo, por exemplo, a gente explica como faz para tirar visto de estudante para o país.

Provas padronizadas

É comum que as universidades estrangeiras solicitem que os estudantes realizem provas padronizadas antes de entrar lá. A ideia delas é garantir que os alunos de outros países estão aptos a acompanhar o ritmo das aulas na universidade estrangeira. Também com esse intuito, as instituições costumam pedir certificados de proficiência em inglês. Nesse vídeo, a gente dá uma geral em todas essas etapas.

Bônus: nós temos também vídeos específicos sobre várias das provas e certificados. POr exemplo, este vídeo sobre como se preparar para o IELTS em 7 dias, e este guia para ajudar a escolher entre o ACT e o SAT. O Estudar Fora tem também um guia gratuito de preparação para o TOEFL que você pode acessar por aqui.

Carta de motivação

Quase todos os cursos e bolsas para estudar no exterior exigem que o candidato envie uma carta de motivação. Nela, ele deve falar sobre por que decidiu escolher aquele curso ou estudar naquele país, e o que ele pode contribuir para a escola onde vai estudar. Além de ser um dos documentos mais importantes da candidatura, também é algo que gera bastante insegurança em quem pretende estudar fora. Mas neste vídeo, a gente te ajuda a escrever um bom documento para a sua candidatura.

Carta de recomendação

Além da carta de motivação, também é provável que você precise de uma carta de recomendação (ou até mais) para a sua candidatura para estudar no exterior. Nela, outra pessoa (geralmente um professor ou contato profissional) deve falar sobre você, apoiar sua decisão de estudar fora e argumentar a seu favor junto ao comitê de admissões. Neste vídeo, a gente dá dicas de como pedir essa carta, indica a quem você deve pedí-la, e comenta sobre o que ela deve conter.

Essays de candidatura

Às vezes as instituições estrangeiras pedem, além da carta de motivação, que os candidatos também enviem um essay (redação) sobre determinado tema. A ideia é ver como ele se posiciona diante de questões e valores que a escola considera importantes, e avaliar como ele argumenta em favor de suas ideias. Redigir um texto desse tipo em língua estrangeira pode ser um pouco desafiador, ainda mais com a ansiedade do processo de candidatura, mas neste vídeo a gente indica algumas ferramentas que podem ajudar!

Inspire-se!

O processo de candidatura para estudar fora costuma ser longo e desafiador. Por isso, além de estar preparado em termos materiais (com os documentos certos, atento às datas, etc.), também é importante se preparar emocionalmente! Nesse sentido, nosso canal tem vários vídeos de histórias de sucesso e de brasileiros que conseguiram entrar nas melhores universidades do mundo que podem te inspirar e manter o ânimo durante as dificuldades! Neste, o mineiro Arthur Abrantes fala sobre sua trajetória concluindo o ensino médio na rede pública e sendo aceito em Harvard.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados