Home » Educação » Arquivo do Prep » Dicas de como diminuir o estresse no processo de application

Dicas de como diminuir o estresse no processo de application

Por Debora Cristine dos Santos Borges, estudante do Prep Program 2025

Se você está pensando em aplicar para universidades no exterior, com certeza já se deparou perdido ou com muitas dúvidas e demandas na cabeça: “Como conseguir fee waivers?”, “Como vou escrever um bom texto?”, “Será que vou conseguir a nota nos testes padronizados?”. E, se está em processo de aplicação, infelizmente noites mal dormidas, bastante estresse e ansiedade podem virar rotina nessa temporada.

Como uma atual aplicante, posso afirmar que tais problemas são, para muitos, vistos como algo inevitável. Porém, tal pensamento não deve ser levado como verdade absoluta: o ano de application não precisa ser uma montanha-russa de estresse e mais pressão! Com as estratégias certas e organização é possível passar por essa fase de forma mais leve e aproveitar essa fase tão importante.

Aqui vão algumas dicas que tem me ajudado:

Se familiarize com o processo

Antes de começar suas essays, estudos para testes ou college list, conhecer o que vem pela frente é de extrema importância para o andamento do seu processo. Aprender sobre cada parte e aspecto do application, no começo, pode até parecer sem sentido ou adiantado demais para coisas que você só vai precisar no último semestre ou nas etapas finais. No entanto, ter clareza sobre o que será necessário é uma peça-chave para evitar estresse posterior ou surpresas.

Para aprender mais sobre o processo de application, cursos como o Prep Graduação Online explicam detalhadamente como aplicar e quais são as etapas.

Planejamento

Planejamento e organização serão seus melhores amigos nessa etapa. Mais do que saber como funciona o processo, é importante saber quando e como você irá concluir cada atividade e demanda, o que pode diminuir consideravelmente o estresse.

Estabelecer metas, prazos, prioridades e sua rotina  deixa claros os seus próximos passos nessa trajetória. Quando acompanhado de um planner, agenda ou ferramenta online, você não precisa mais ocupar sua mente tentando lembrar de tudo: terá tudo organizado e planejado.

Ter uma rede de apoio

A caminhada de aplicação para universidades no exterior pode ser muito solitária — como foi para mim, pois achava que, morando em uma cidade menor, não teria com quem contar nesse processo. Porém, não ter alguém para se apoiar nos momentos difíceis pode ser prejudicial para a sua saúde mental. Estabelecer uma rede de apoio durante o ano de application não diz respeito apenas a colegas que também estão aplicando, mas inclui amigos e familiares com quem você possa conversar.

Para você, pode parecer claro o quão desafiador é o processo, mas para pessoas de fora isso pode ser confuso, gerando desentendimentos com familiares, amigos ou até professores. Por isso, ter com quem contar nos momentos decisivos e estressantes da application é imprescindível para diminuir o nervosismo.

Autoconhecimento

Mais do que para essays, o autoconhecimento pode evitar futuras frustrações. Conhecer seus próprios objetivos, aspirações e limites ajuda a evitar comparações ou decisões que dizem mais sobre os outros do que sobre você e os resultados que deseja na sua application. Saber quais são seus valores e aspirações também ajuda a escolher universidades e cursos que realmente fazem sentido para você.

Ter hobbies

Quando comecei meu processo de application, pensei que o ideal era dedicar 100% do meu tempo às demandas da aplicação. Porém, logo me deparei cansada, estressada e desmotivada. Não ter momentos de lazer pode transformar sua aplicação numa pilha de estresse.

Por isso, tenha algo para se distrair quando estiver muito pressionado: praticar um esporte, fazer artesanato ou até mesmo ouvir música ajudou a aliviar meu estresse nos momentos de cobrança.

Autocuidado

Por último, mas não menos importante, cuidar da sua saúde é fundamental. Lembrar de se hidratar, mesmo em momentos de grande ocupação, manter uma alimentação equilibrada, exercitar-se e, principalmente, saber quando descansar, ajuda não só na sua saúde física, mas também na mental.


Debora é uma estudante do terceiro ano do E.M, nascida e residente em Palmas, Tocantins. Ela é uma garota curiosa, sempre pronta para aprender coisas novas, apaixonada por tecnologia e educação. Esse amor pelo aprendizado já a levou a participar de diversas olimpíadas em diferentes temáticas. Uma curiosidade sobre Debora é que ela ama aprender sobre produção musical.


A coluna acima foi escrita por Debora Cristine, participante do Prep Program, preparatório da Fundação Estudar com foco em jovens que desejam cursar a graduação no exterior. Totalmente gratuito, o programa oferece orientação especializada sobre o processo de candidatura em universidades de fora do país. Saiba mais e faça sua inscrição aqui.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Artigos relacionados

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

Pular para o conteúdo