InícioBolsas de EstudoPesquisa em Londres: ONG oferece bolsa de mais de 2.000 libras por...

Pesquisa em Londres: ONG oferece bolsa de mais de 2.000 libras por mês

Gustavo Sumares - 02/04/2019
Comentários:

A Chatham House, ONG sem fins lucrativos voltada para pesquisa em assuntos internacionais, está recebendo inscrições para a Richard and Susan Hayden Academy Fellowship. O programa concederá uma bolsa de mais de 2.000 libras por mês para que um pesquisador internacional participe da Queen Elizabeth II Academy for Leadership in International Affairs, um programa de pesquisa e estudos sobre relações internacionais.

Segundo a Chatham House, a academia “dá a líderes emergentes na metade de suas carreiras a oportunidade de desenvolver suas habilidades e conhecimentos, publicar, falar em eventos, expandir suas redes pessoais e desenvolver a fundo um entendimento de temas críticos em relações internacionais”. Com isso, ela espera que esses líderes possam “contribuir para mudanças positivas em seus países de origem e na região mais ampla”.

Leia mais: Quer fazer intercâmbio em Londres? Brasileiros contam se vale a pena

Os fellows selecionados receberão uma “mesada” de 2.295 libras por mês, ao longo dos dez meses de duração da academia. Nesse período, terão acesso também à cantina da Chatham House, que serve almoço, chá e café. Ainda segundo o edital, os pesquisadores escolhidos receberão também uma “provisão modesta” para arcar com custos de deslocamento, pesquisa de campo e eventual publicação de seus trabalhos.

Durante a bolsa, o candidato escolhido trabalhará em tempop integral na Chatham House. Segundo a ONG, cerca de 50% de seu tempo lá será dedicado à sua própria pesquisa, com apoio de um orientador. Outros 20% de seu tempo serão dedicados a participar de outras pesquisas da sua equipe, e os demais 30% serão para participar no Programa de Liderança da academia.

Como se candidatar

Podem se candidatar ao programa de fellowship pessoas de qualquer país que tenham ao menos concluído o bacharelado. Ter mestrado em uma com foco internacional é desejável. Também é imprescindível ter domínio da língua inglesa. Como parte do processo de candidatura, será preciso propor um projeto de pesquisa, e a Chatham House orienta os interessados a verificar as linhas de investigação já presentes na academia e propor um tema relacionado a elas.

“Por exemplo, você poderia perguntar: que influência as organizações internacionais (ou determinada organização internacional) tem tido no seu país ou região? De que maneira elas podem ajudar seu país ou região a encarar os desafios que ela enfrenta? Que lições as organizações internacionais baseadas em regras podem aprender de sua experiência com seu país ou região?”, cita o edital a título de exemplos de temas possíveis.

Leia mais: Brexit: como ele pode afetar os estudantes brasileiros no Reino Unido?

O processo de inscrição deve ser feito online, por meio deste link. Além de preencher o formulário, o candidato também deverá enviar uma cópia de seu CV em inglês. Como parte do formulário de inscrição, será necessário responder, em inglês, a perguntas como “Por que você deseja participar da fellowship da Queen Elizabeth II Academy for Leadership in International Affairs?” (em até 250 palavras) e “Quais são, na sua visão, as principais oportunidades e desafios diante dos líderes atualmente, e de que atributos eles precisam para ser efetivos?” (em até 300 palavras).

As inscrições vão até 29 de abril. Em seguida, ao longo dos meses de maio e junho, serão conduzidas entrevistas por Skype com os candidatos mais competitivos. A fellowship deve começar em setembro de 2019 e ir até junho de 2020.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados