//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoUniversidade de Tel Aviv: saiba mais sobre os cursos com bolsa exclusiva...

Universidade de Tel Aviv: saiba mais sobre os cursos com bolsa exclusiva para brasileiros

Gustavo Sumares - 01/04/2019
Comentários:

A Universidade de Tel Aviv está oferecendo bolsas exclusivas para brasileiros em seus cursos de graduação, por meio de um fundo chamado Brazilian Scholarship Fund (BSF). O fundo foi criado pela organização Amigos Brasileiros da Universidade de Tel Aviv. As inscrições vão até 1 de julho.

São dois cursos de nível equivalente à graduação no Brasil que a universidade oferece. Um deles é o B.Sc. em Engenharia Elétrica e Eletrônica, para o qual estudantes brasileiros podem concorrer a uma bolsa de até 100% do valor do curso. Além dele, há o B.A. em Liberal Arts, um curso mais generalista da área de humanas, que oferece bolsa de até 50% a estudantes brasileiros.

Para saber mais sobre cada um dos programas, conversamos com as diretoras de cada um. Confira a seguir detalhes sobre o conteúdo de cada um dos cursos, o processo de application, as formas de avaliação das candidaturas e as bolsas oferecidas!

B.Sc. em Engenharia Elétrica e Eletrônica

Segundo Jennifer Gotlieb, diretora do curso de B.Sc. em Engenharia Elétrica e Eletrônica da Universidade de Tel Aviv, o curso tem quatro anos de duração. Ao longo dos primeiros cinco semestres, os alunos têm aulas de matemática, física, programação e introdução à engenharia. Os três semestres restantes são de aulas de especialização, laboratórios e projetos. Um currículo detalhado do programa pode ser visto aqui (pdf).

2019 marca a primeira vez que o programa será oferecido de maneira bilíngue. Dessa forma, estudantes internacionais poderão escolher se desejam estudar em inglês ou hebraico. Em qualquer um dos casos, porém, eles precisarão demonstrar proficiência na língua escolhida.

Jennifer conta que, em sua experiência, os alunos que fazem o B.Sc. em Engenharia Elétrica e Eletrônica têm interesse em trabalhar em pesquisa, com um professor ou em algum laboratório específico, ou em trabalhar numa empresa. “As duas opções são possíveis aqui. Sempre temos empresas renomadas vindo ao campus para recrutar alunos”, conta. Ela nota, no entanto, que não é possível para os alunos estrangeiros trabalhar enquanto estudam.

Application

Para se candidatar, é necessário criar um perfil no site da Universidade (por meio deste link). Como parte do processo, será necessário enviar documentos (como o histórico escolar e diploma do ensino médio), preencher formulários e produzir essays. De acordo com Jennifer, “os essays devem ser curtos, só para nos dar uma ideia de quem o aluno é. Eles não são o [critério de avaliação] mais importante”.

O candidato também precisará de provas como o SAT ou ACT para ingressar na universidade. No caso do SAT, é necessário uma nota mínima de 1320 ao todo, e uma pontuação mínima de 670 na seção de matemática. NO ACT, é preciso fazer um mínimo de 27 pontos nas áreas de matemática e ciências.

Com relação à proficiência em inglês, ela deve ser demonstrada com as provas TOEFL (nota mínima de 85) ou IELTS (mínimo de 6,5 pontos). O aluno também pode pedir uma carta da escola onde se formou provando que ao menos um dos seus anos de estudo foi ministrado inteiramente em inglês.

B.A. em Liberal Arts

Ayellet Shaham, diretora do B.A. em Liberal Arts, conta que o curso é multidisciplinar e “incentiva os alunos a explorar uma variedade de campos dentro das humanidades”. Ao mesmo tempo, ele permite que os alunos se aprofundem em determinados temas nos quais são oferecidos conjuntos de disciplinas, chamados “tracks”.

São seis “tracks” diferentes à disposição dos estudantes: Psicologia e Psicoanálise, Estudos do Oriente Médio, Estudos Judaicos e Israelenses, Comunicação e Cultura Digital, Filosofia, e Literatura. Para se formar, os estudantes precisam completar uma “track” de estudos gerais (comum a todos os alunos do program) e concluir matérias em ao menos quatro “tracks” dentre as listadas.

Ainda segundo Ayellet, “no primeiro ano, os alunos cursam as matérias obrigatórias em cada uma das ‘tracks’ que escolheram. No final do primeiro ano, devem escolher um major e um minor entre as quatro ‘tracks’ que escolheram. E no segundo e terceiro ano, os alunos cursam matérias eletivas nas suas áreas escolhidas de major e minor “. Mais informações sobre a estrutura do curso e as disciplinas oferecidas podem ser vistas aqui.

Application

A candidatura para o B.A. em Liberal Arts da universidade também deve ser feita por meio do portal da Universidade de Tel Aviv. Será necessário enviar, da mesma maneira enviar o histórico escolar e o diploma do ensino médio. O formulário de inscrição demanda também duas cartas de recomendação e um essay.

De acordo com Ayellet, “o objetivo do essay é conhecer o candidato e ver como ele se expressa por escrito. Uma lista de temas pode ser encontrada no portal de application, mas eles são bastante abrangentes (como por exemplo falar de uma pessoa ou acontecimento que mudou sua vida) e, de qualquer maneira, os candidatos podem escrever sobre qualquer coisa pela qual tenham interesse”.

Em termos de provas, os alunos devem obter nota mínima de 1100 pontos no SAT ou de 21 pontos no ACT. E para demonstrar proficiência em língua inglesa, é necessário fazer pelo menos 79 pontos no TOEFL ou 3,5 pontos no IELTS.

Bolsa para brasileiros na Universidade de Tel Aviv

A organização Amigos Brasileiros da Universidade de Tel Aviv está oferecendo bolsas para os dois cursos citados acima. As bolsas para o B.Sc. são integrais, e as bolsas para o B.A. cobrem 50% do valor do curso. Elas tem um processo de candidatura separado, que também exige o preenchimento de um formulário online. As inscrições vão até 1 de julho!

Mais informações sobre a organização, as bolsas e o processo de candidatura podem ser vistas neste link.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados