Certificates e Extensions: cursos ideais para quem tem pouco tempo
Você está interessado em ter uma experiência internacional, porém não pode se ausentar por muito tempo do Brasil? Nesse caso, já ouviu falar dos cursos chamados de “Certificates”? Ou os de “Extension”? Certificates e extensions são cursos de curta duração que exigem um bom nível de inglês, mas não exigem nenhum outro teste como SAT, GRE ou GMAT.
Ouça este texto:
Estes cursos podem ser tanto realizados na graduação como para uma pós-graduação. Eles são focados em determinadas áreas e são reconhecidos como uma experiência acadêmica no exterior. Faculdades renomadas como UCLA, Harvard e Columbia tem cursos voltados para diversas áreas que vão desde finanças até biotecnologia. Você escolhe o curso que quer fazer, se inscreve e envia a documentação que pode incluir o seu diploma de bacharel, uma carta de motivação e a prova de proficiência no idioma inglês.
Leia mais: Estude na Europa: cursos rápidos e a preços acessíveis
A Universidade de Harvard oferece dentro de sua Harvard Extension School uma grande variedade de cursos, nos quais você pode se inscrever neste link, ou simplesmente procurar por um curso que te interessa neste catálogo de cursos.
Já a UCLA, University of California Los Angeles, que é uma das mais competitivas universidades em termos de admissão segundo o blog prepscholar e a queridinha tanto para estadunidenses como estrangeiros, possui um link exclusivo para os alunos internacionais que queiram realizar um programa de ‘Certificate’. Este programa pode ser uma porta de entrada relativamente fácil para quem tem o sonho de estudar na UCLA.
Columbia, como muitas outras universidades renomadas dos Estados Unidos, também possui os seus programas voltados para profissionais de diversas áreas. Aqui você pode encontrar cursos de diversos níveis acadêmicos.
Como se preparar
A carta de motivação deverá ser feita em inglês e você deverá enviar o seu “score” de algum dos testes de proficiência para comprovar o nível mínimo exigido para curso. Os testes aceitos variam de universidade para universidade e suas notas também dependem do nível acadêmico de cada universidade. Normalmente, o TOEFL é o exame mais aceito nos EUA com notas que vão desde 61 pontos até mais de 100 pontos, quando falamos de universidades entre as dez melhores do mundo. O IELTS é mais aceito no Canadá, no Reino Unido, Austrália ou Nova Zelândia.
Diferença entre Certificates e Extensions
Os cursos de extensão funcionam como uma graduação sanduíche e os créditos realizados em uma universidade no exterior podem ou não ser contabilizados na sua graduação aqui. Você pode escolher universidades que mantém convênio com a sua universidade para conseguir contabilizar estes créditos.
Leia mais: Harvard Extension School: é possível estudar na ‘top’ dos rankings
Já os chamados “Certificates” são cursos de pós-graduação de curta extensão e que o ajudarão a comprovar uma experiência acadêmica fora do Brasil e também uma especialização na área de interesse. Você encontra “Certificates” em todas as áreas e em diversas universidades espalhadas pelos Estados Unidos.
Para aproveitar o máximo da experiência em um destes cursos o seu nível de inglês deverá ser avançado e sua preparação deve incluir as habilidades não só de ‘speaking’ (fluência oral) e ‘writing’ (fluência escrita) mas também de ‘listening’ (compreensão oral) e ‘reading’ (compreensão de texto). A preparação em relação ao vocabulário da área de interesse é também essencial.
Os testes TOEFL e IELTS tem a validade de 2 anos e o importante é fazer uma planejamento para atingir um nível avançado de inglês e se preparar para o TOEFL (EUA) e para o IELTS (Reino Unido, Canadá, Austrália ou Nova Zelândia) com o objetivo de atingir a nota almejada e requerida pela faculdade que você pretende estudar e estar pronto a qualquer momento para embarcar em uma oportunidade destas!
Sobre a Autora
Ana Virginia Kesselring é administradora de empresas com especialização em Psicopedagogia Clínica e Educacional e tem mais de 15 anos de experiência no ensino de idiomas. É diretora e proprietária da Virginia Center School, uma instituição de ensino de idiomas especializada em preparar estudantes para o TOEFL, o SAT, o GRE e o TOIEC