Inicio Viaje sem sair de casa: canais do YouTube para conhecer o mundo todo

Viaje sem sair de casa: canais do YouTube para conhecer o mundo todo

0
Viaje sem sair de casa: canais do YouTube para conhecer o mundo todo

Por causa da pandemia do COVID-19, sair de casa já se tornou uma aventura. Planejar uma viagem, então, parece um sonho impossível. Mas não apenas agora é um ótimo momento para você se preparar para estudar fora, como também há alguns canais do YouTube que você pode usar para “viajar” enquanto a pandemia não passa.

Essa ideia de “viajar pelo YouTube” já era bem popular antes mesmo do COVID-19. E teoricamente, basta assistir qualquer canal do YouTube de determinado país para conhecer um pouco mais dele. No entanto, há uma série de cinegrafistas que se dedicam a passear por diversas cidades com um olhar que simula o de um estrangeiro, de maneira a matar tanto quanto possível a curiosidade de quem só consegue ver aqueles lugares pelo computador.

A seguir, destacamos alguns dos nossos canais favoritos dessa categoria. Buscamos trazer vídeos com estilos e durações diferentes, e que contemplem tanto os destinos mais populares quanto locais menos comuns. Esperamos que eles ajudem a passar o tempo da quarentena e até que eles inspirem muitas viagens no futuro! Confira:

7 canais do YouTube para viajar sem sair de casa

Around the World 4K

Este canal com mais de 370 mil inscritos traz vídeos relativamente curtos (normalmente menos de quatro minutos) com montagens de diferentes cidades do mundo. Essa curta duração, aliás, talvez seja o mais notável: a maior parte de canais desse tipo tem vídeos bem longos e com poucos cortes.

As principais são as capitais dos países do norte, como Estocolmo, Helsinque, Bruxelas e Budapeste. E os vídeos mais recentes estão até mesmo em resolução 8K (embora você provavelmente não tenha uma televisão ou monitor com essa resolução).

Há também alguns vídeos de cidades mais ao sul (como Quito, no Equador, e Cancún, no México). E para os amantes da natureza, o canal também traz alguns vídeos de parques e belezas naturais, todos em resolução 4K. Os vídeos costumam ter uma música instrumental junto, mas você pode silenciá-los se preferir.

4K Urban Life

Há um número surpreendente de canais no YouTube dedicados a postar vídeos relaxantes de diversas cidades do mundo, e o 4K Urban Life é um dos mais tradicionais. Ele tem 116 mil inscritos e posta vídeos semanais que trazem montagens em 4K tanto de cidades mais turísticas quanto de destinos menos comuns, como Vladivostok, Riga, Calcutá e Kiev.

É interessante que os vídeos misturam diversas perspectivas: há desde imagens feitas por drones até cenas de dentro do transporte público. São vídeos compridos, às vezes com várias horas de duração, e em geral com uma música sutil por trás. E há também vídeos temáticos, que não focam numa só cidade, como cenas de aquário ou cenas noturnas de diversos locais.

Expedia

Para quem prefere vídeos com narração, o canal da Expedia é um bom destino. Com 835 mil inscritos, ele traz uma série de guias de viagem para diversos destinos. São vídeos com duração entre 6 e 10 minutos e locuções em inglês (mas na maioria das vezes com legendas em português).

Essas locuções são, talvez, o principal destaque do canal. Isso porque além de mostrar imagem dos destinos, os vídeos também trazem informações históricas e demográficas sobre os locais, além de oferecer sugestões de atrações para visitar numa eventual viagem, mostrando imagens delas, incluindo de dentro de edifícios.

Por ser um canal com fins comerciais, os destinos dos vídeos em geral são locais para onde a Expedia tem pacotes de viagem. Independentemente disso, porém, os vídeos contém imagens e informações úteis para quem quiser conhecer lugares diferentes sem precisar sair de casa.

One Man Wolf Pack

O foco deste canal com cerca de 12 mil inscritos são imagens de grandes monumentos e capitais do mundo todo. Muitas vezes, os vídeos (cujas durações variam de cinco minutos a mais de uma hora) são compostos majoritariamente por imagens de drones, mas há também cenas de perspectivas de pedestres.

Um ponto interessante do canal é que ele inclui várias cidades e paisagens brasileiras entre os seus vídeos. Cidades como Recife, Natal, Maragogi e Porto de Galinhas têm montagens dedicadas a si, além de vídeos focados nas paisagens naturais de estados como Paraíba e Pernambuco. O vídeo mais recente do canal, aliás, é uma montagem de cenas da cidade do Rio de Janeiro vazia durante a quarentena.

Além disso, o canal também inclui vídeos de eventos, como jogos de futebol e o carnaval de Olinda, bem como destinos menos comuns, como países da África ocidental (incluindo Libéria, Costa do Marfim, Mali e Guiné-Bissau), Mongólia, Macau e Moldova.

ETTV

Viajar não é ver paisagens. Também envolve ouvir a língua, sentir os aromas e provar os sabores dos lugares. E embora ainda não seja possível transmitir cheiros ou gostos pela internet, o canal ETTV chega perto de conseguir essa façanha. Ele faz isso por meio de vídeos em alta resolução de comidas de rua de cidades do leste asiático.

Com quase 750 mil inscritos, ele posta vídeos quase diariamente de comidas salgadas e doces da região. Muitas vezes, são refeições preparadas rapidamente na rua ou em lojas pequenas. E com frequência, são quitutes que usam ingredientes e técnicas que não costumamos ver por aqui.

Em geral, os vídeos começam com imagens da fachada do estabelecimento, mostram o preparo dos alimentos e terminam com o cinegrafista provando a comida. É comum que a habilidade e rapidez dos cozinheiros seja tão impressionante quanto os alimentos que eles preparam.

Mundo Sem Fim

Para quem prefere ver vídeos desse tipo com a mediação de pessoas com uma visão de mundo semelhante, o canal Mundo Sem Fim pode ser uma boa aposta. O canal é mantido por um casal de brasileiros (e seu macaquinho de pelúcia) que estão há mais de quatro anos viajando por diversos países — e registrando suas viagens.

Eles já passaram por países como Turquia, Geórgia, Rússia, Azerbaijão, China, Mongólia, Coreia do Norte, Hong Kong, Vietnã, Camboja, Tailândia, Taiwan, Indonésia, México e Bolívia. Em todos eles, eles fazem vídeos mostrando os locais, os eventos e a vida das pessoas. E a postura deles, em geral, é bem humilde e respeitosa com relação às diferenças.

A vantagem desse estilo mais “vlog” do canal é que ele permite que os dois expliquem algumas cenas mais estranhas que aparecem em uma linguagem mais próxima para quem é do Brasil. Então é uma maneira bem interessante de conhecer culturas e lugares muito diferentes.

THE TABLE

Esse canal um pouco menor (com pouco mais de 4 mil inscritos) é dedicado apenas a vídeos turísticos dos Estados Unidos. No entanto, são muitos vídeos, e de vários locais diferentes, todos em resolução até 4K.

Além dos tradicionais vídeos da perspectiva de pedestre, este canal também traz algumas gravações feitas de dentro de carros. Por isso, ele consegue mostrar estradas e cenas de dentro de parques que precisam de um veículo motorizado para serem percorridas. Mesmo assim, também há vídeos de dentro de museus e praias.

Alguns dos principais locais mostrados são paisagens do estado da Califórnia (incluindo um passeio pelo campus da University of Southern California), a costa pacífica dos EUA e a cidade de Chicago.

 

 

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

Leia