InícioBolsas de EstudoGoverno da Argentina oferece bolsas de mestrado e pesquisa

Governo da Argentina oferece bolsas de mestrado e pesquisa

Gustavo Sumares - 18/07/2023
Comentários:

O quê? Bolsas de mestrado e pesquisa na Argentina
Para quem? Cidadãos da América Latina e Caribe 
Quanto? 120 mil pesos para mensalidades + 250 mil pesos (mestrado) ou 275 mil pesos (pesquisa) para custos de vida + 25 mil pesos para seguro saúde
Até quando? Até 8 de setembro

Para quem pensa em estudar na América Latina: está aberto um edital para bolsas de mestrado e pesquisa na Argentina, oferecido pelo próprio governo do país. As bolsas são oferecidas para uma seleção de vários programas em diferentes universidades da Argentina. As inscrições vão até 8 de setembro.

A lista completa de programas contemplados pode ser vista neste link. No caso de bolsas de pesquisa, não há uma lista fechada de programas elegíveis. Todas as universidades argentinas de gestão estatal podem oferecer as bolsas, contanto que o candidato consiga um convite de um pesquisador da instituição para realizar seu trabalho por lá recebendo a bolsa.

Leia também: Saiba quais são as melhores universidades da América Latina

Benefícios

Os bolsistas de mestrado receberão um valor mensal de 250 mil pesos argentinos (cerca de R$ 4.500) ao longo de nove meses, contados a partir de março ou abril e renováveis por mais nove a partir de março ou abril do ano seguinte. No caso de pesquisa, o valor da bolsa é de 275 mil pesos mensais (cerca de R$ 5 mil).

As bolsas também incluem seguro de saúde de até 25 mil pesos e cobrem os custos de estudos até 120 mil pesos argentinos por ano. Caso os custos de estudo do programa escolhido sejam maiores, cabe ao bolsista cobrir a diferença ou entrar em contato com a instituição de ensino superior para ser eximido do pagamento.

Como se candidatar às bolsas de mestrado e pesquisa na Argentina

Para se candidatar, é necessário ter concluído a graduação com boas notas e ter menos de 35 anos até a data de encerramento das inscrições (8 de setembro de 2023). Além disso, também é necessário já ter uma carta de admissão ao programa de mestrado desejado, ou um convite de um pesquisador da instituição onde o candidato deseja atuar. Caso o programa não esteja com inscrições abertas, é possível solicitar uma carta de pré-admissão ao programa, que também é aceita pela bolsa.

Leia também: Tudo que você precisa saber para fazer faculdade na América Latina

Em seguida, é necessário fazer uma pré-inscrição para as bolsas de mestrado e pesquisa na Argentina por meio deste link. Será necessário, posteriormente, providenciar uma série de documentos. A lista completa pode ser vista no edital, e inclui:

  • Formulário de inscrição preenchido digitalmente em espanhol, impresso e assinado;
  • Cópia do passaporte
  • Carta de admissão ou pré-admissão ao mestrado, informando a data de início do programa, sua duração e seu custo anual;
  • Convite de pesquisador da instituição de destino (só para bolsas de pesquisa);
  • Duas cartas de recomendação;
  • Cópias autenticadas dos diplomas dos graus de estudo já obtidos (graduação e, se aplicável, mestrado);

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre intercâmbio de espanhol na Espanha

As inscrições podem ser feitas até 8 de setembro. Os candidatos serão avaliados segundo sua excelência acadêmica, experiência profissional, impacto social e a consistência e clareza de suas motivações, entre outros critérios. Os candidatos selecionados serão anunciados no dia 15 de dezembro de dezembro. Mais informações podem ser vistas no documento de perguntas frequentes da bolsa.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados