InícioBolsas de EstudoBolsas integrais na África para mestrado em matemática

Bolsas integrais na África para mestrado em matemática

Gustavo Sumares - 14/01/2021
Comentários:

O African Institute of Mathematical Sciences (AIMS) está com inscrições abertas para seu programa de mestrado em ciências matemáticas. Trata-se de uma pós-graduação com dezoito meses de duração, e o instituto oferece bolsas integrais na África aos candidatos aprovados em seu processo de admissão. As inscrições vão até 31 de março.

De acordo com o instituto, os alunos selecionados receberão bolsas que cobrem totalmente o custo das anuidades do programa. Os candidatos escolhidos também receberão valores para custear despesas de viagem, acomodação e alimentação.

Como é o programa?

O mestrado é dividido em três fases. Na primeira, os alunos aprendem um conjunto de técnicas de resolução de problemas, como análise de dados e modelagem matemática. Na segunda, podem aplicar essas técnicas em diversas áreas de investigação, e na última desenvolvem um projeto de pesquisa com supervisão de um especialista da área.

O AIMS tem sede na África do Sul e centros Camarões, Gana, Ruanda e Senegal. No momento da candidatura, é possível escolher em qual deles gostaria de estudar, e a bolsa contempla todos.

Como se candidatar às bolsas integrais na África

Para se candidatar, é necessário já ter concluído (ou estar concluindo) um curso universitário de quatro anos de duração na área de matemática. Formandos de outras ciências ou cursos de engenharia também são elegíveis, mas deverão comprovar que tiveram um “componente matemático significativo” em sua formação, segundo o instituto.

Também será necessário enviar o histórico acadêmico e comprovar habilidades de “matemática, liderança e serviço comunitário”. Além disso, o instituto também se compromete a manter ao menos 30% de mulheres em seu corpo discente, e encoraja pesquisadoras da área a se candidatarem às bolsas.

Quanto a idiomas, no processo de candidatura é possível optar por estudar em inglês ou francês. De acordo com o instituto, não é necessário enviar notas de exames como TOEFL ou mesmo o GRE, “mas você pode ser solicitado a fazer aulas de inglês ou francês uma vez que você estiver no AIMS”. Também será necessário, na candidatura, fornecer dois contatos que possam escrever cartas de recomendação para você.

As inscrições podem ser feitas por meio deste link. Será necessário criar uma conta no site do instituto, preencher o formulário de candidatura e fazer upload dos documentos solicitados. O processo deve ser concluído até 31 de março.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados