InícioBolsas de EstudoBolsas de pesquisa de curto prazo nos EUA, Reino Unido, Chile e...

Bolsas de pesquisa de curto prazo nos EUA, Reino Unido, Chile e mais

Gustavo Sumares - 02/09/2019
Comentários:

O programa de bolsas CLIFF-GRADS está recebendo inscrições para bolsas de pesquisa de curto prazo em diversos projetos e países. As bolsas oferecidas pelo programa têm duração de quatro a seis meses, e são focadas em projetos de mensuração e gestão de gases-estufa e no armazenamento de carbono por sistemas agrícolas realizados em diversos países. As inscrições vão até 30 de setembro.

Os bolsistas escolhidos pelo programa receberão um valor de US$ 10 mil a US$ 12 mil para cobrir os custos de estudo, moradia, transporte e alimentação durante o período das bolsas. O valor das bolsas varia de acordo com o local em que os estudos do candidato acontecerão, e foi estipulado para se adequar aos custos de cada região.

Quem pode se candidatar?

Para se candidatar às bolsas de pesquisa de curto prazo do programa CLIFF-GRADS, é necessário já estar matriculado em um programa de PhD (ou doutorado no Brasil). Os estudos do candidato devem ser numa área relacionada a emissão de gases carbonos ou captura de carbono por sistemas agrícolas.

No momento da candidatura, o estudante também deve especificar para qual projeto de pesquisa gostaria de se candidatar. A lista dos projetos elegíveis pode ser vista neste documento. Há projetos sendo realizados em países comom Estados Unidos, Reino Unido, Gana, Zimbabwe, Chile, Argentina e mais. Cada uma das oportunidades tem uma descrição completa, acompanhada de instituição-destino, professor responsável e o valor da bolsa.

Como se candidatar às bolsas de pesquisa de curto prazo

A candidatura às bolsas do CLIFF-GRADS é feita por meio deste formulário online. Além de completar o formulário, os candidatos também devem enviar os documentos necessários, listados a seguir, em inglês, para o endereço de e-mail [email protected].

Devem ser enviados, em um único arquivo PDF, os seguintes documentos:

  • Carta de motivação (com até duas páginas, incluindo nome, área de estudos, cidadania, país de destino pretendido, como suas qualificações podem contribuir à pesquisa e como a oportunidade pode beneficiar sua carreira);
  • CV de uma página incluindo informações de contato;
  • Carta de recomendação do seu atual orientador de doutorado.

Mais informações podem ser vistas por meio do site da oportunidade. As candidaturas devem ser completadas até 30 de setembro. Os candidatos serão avaliados segundo suas qualificações de pesquisa, a relevância das suas teses para os projetos propostos e os benefícios que as bolsas podem trazer. Os escolhidos serão notificados por e-mail até o fim de novembro de 2019. As viagens para as bolsas de pesquisa de curto prazo devem ser realizadas em 2020.

Sobre o programa

O programa CLIFF-GRADS é parte de iniciativas da Global Research Alliance e de outras instituições para financiar pesquisas de alunos de países em desenvolvimento sobre a quantificação da emissão de gases-estufa pela agricultura. Entre os financiadores do programa estão o Governo da Nova Zelândia e a organização USAID.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados