Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

27.02.15

SAT: tire todas as suas dúvidas

SAT: tire todas as suas dúvidas

Ana Virginia Kesselring, especialista na preparação de candidatos para cursos de graduação e pós no exterior, explica como se preparar para a prova. Confira!

Quem deseja ingressar em um curso de graduação nos Estados Unidos certamente já ouviu falar do SAT (Scholastic Aptitude Test). Administrado pelo College Board, a prova é aplicada em escala nacional e é parte fundamental do processo de application (candidatura). O exame tem como objetivo avaliar os conhecimentos do aluno em três grandes áreas: mathematic (matemática), critical reading (linguagem e interpretação de textos) e writing (escrita).

A pontuação máxima é 2.400, sendo que uma boa nota por si só não é capaz de garantir a aprovação de um candidato, mas uma nota muito ruim pode enterrar seu sonho de fazer a graduação fora.

O SAT possui 10 seções e, ao todo, 3h45 de duração. Um ponto importante é que a cada quatro questões erradas, uma correta é anulada. Isso é feito para evitar “chutes”. Portanto, quando não souber, é melhor deixar em branco.

Preços e datas – O teste é aplicado no primeiro sábado dos meses de maio, junho, outubro, novembro e dezembro. E também no último sábado do mês de janeiro. A prova é realizada online em um centro autorizado. A inscrição é feita pelo site do College Board, instituição responsável pela prova, e custa US$ 52,50. 

Quer saber mais? A colunista do Estudar Fora Ana Virginia Kesselring, proprietária da Virginia Center School e especialista na preparação de candidatos para cursos de graduação e pós no exterior, explica como funciona cada uma das seções da prova e dá dicas de sites e livros para você se preparar. Assista:

Quem pode e quando deve prestar o SAT

Saiba o que cai na seção de matemática do SAT

Dicas de preparação para a seção de matemática

Dicas de preparação para a seção de critical reading

Saiba o que é esperado do aluno na redação

Veja estratégias para melhorar sua nota na redação

Diferenças entre o SAT 1 e o SAT 2

A prova é muito difícil? Ana Virginia explica!

Conheça as mudanças que o teste terá em 2016 e prepare-se!


Leia também:
Bate-papo com estudante aprovado em Stanford
Como fazer um personal statement perfeito

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas