Um Projeto: Fundação Estudar

SAT: tire todas as suas dúvidas

Por Lecticia Maggi

Quem deseja ingressar em um curso de graduação nos Estados Unidos certamente já ouviu falar do SAT (Scholastic Aptitude Test). Administrado pelo College Board, a prova é aplicada em escala nacional e é parte fundamental do processo de application (candidatura). O exame tem como objetivo avaliar os conhecimentos do aluno em três grandes áreas: mathematic (matemática), critical reading (linguagem e interpretação de textos) e writing (escrita).

A pontuação máxima é 2.400, sendo que uma boa nota por si só não é capaz de garantir a aprovação de um candidato, mas uma nota muito ruim pode enterrar seu sonho de fazer a graduação fora.

O SAT possui 10 seções e, ao todo, 3h45 de duração. Um ponto importante é que a cada quatro questões erradas, uma correta é anulada. Isso é feito para evitar “chutes”. Portanto, quando não souber, é melhor deixar em branco.

Preços e datas – O teste é aplicado no primeiro sábado dos meses de maio, junho, outubro, novembro e dezembro. E também no último sábado do mês de janeiro. A prova é realizada online em um centro autorizado. A inscrição é feita pelo site do College Board, instituição responsável pela prova, e custa US$ 52,50. 

Quer saber mais? A colunista do Estudar Fora Ana Virginia Kesselring, proprietária da Virginia Center School e especialista na preparação de candidatos para cursos de graduação e pós no exterior, explica como funciona cada uma das seções da prova e dá dicas de sites e livros para você se preparar. Assista:

Quem pode e quando deve prestar o SAT

Saiba o que cai na seção de matemática do SAT

Dicas de preparação para a seção de matemática

Dicas de preparação para a seção de critical reading

Saiba o que é esperado do aluno na redação

Veja estratégias para melhorar sua nota na redação

Diferenças entre o SAT 1 e o SAT 2

A prova é muito difícil? Ana Virginia explica!

Conheça as mudanças que o teste terá em 2016 e prepare-se!


Leia também:
Bate-papo com estudante aprovado em Stanford
Como fazer um personal statement perfeito

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo