InícioBolsas de EstudoGoverno canadense oferece 70 bolsas para pesquisa

Governo canadense oferece 70 bolsas para pesquisa

Gustavo Sumares - 01/06/2020
Comentários:

O governo canadense está com inscrições abertas para o programa Banting Postdoctoral Fellowships. O programa contemplará 70 pesquisadores com uma bolsa de 70 mil dólares canadenses por ano (aproximadamente R$ 272.500 na cotação atual), por até dois anos. As inscrições para as bolsas de pesquisa no Canadá vão até 1 de outubro!

O programa é voltado tanto para pesquisadores canadenses quanto estrangeiros. No caso dos pesquisadores estrangeiros (que é o que nos interessa), é necessário que a pesquisa seja realizada em uma instituição canadense. A escolha da instituição fica a cargo do candidato, e a bolsa contemplará pesquisadores nas áreas de humanas, exatas, biológicas e saúde.

Quem pode se candidatar?

Para se candidatar às bolsas de pesquisa no Canadá, é necessário ter completado (ou completar) o seu doutorado entre 15 de setembro de 2017 e 30 de setembro de 2021.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre intercâmbio de idiomas no Canadá

É preciso também escolher uma instituição de pesquisa canadense, incluindo universidades, hospitais com programas de pesquisa, faculdades e organizações sem fins lucrativos com foco em pesquisa. O site da bolsa sugere esta página para pesquisar por universidades que tenham pesquisa na área de seu interesse. Mas vale lembrar também que outras instituições de investigação científica também são elegíveis para a bolsa.

Como se candidatar às bolsas de pesquisa no Canadá

O programa de bolsas de pesquisa no Canadá oferece um guia bem completo de candidatura. O guia lista e explica cada tarefa que precisa ser cumprida para que o pesquisador possa se candidatar. E ressalta também que a candidatura pode ser feita tanto em inglês quanto em francês, conforme a preferência do candidato.

De maneira resumida, é necessário entrar em contato com a instituição canadense na qual o pesquisador deseja ficar ao longo da bolsa. Será preciso criar um CV de pesquisa em modelo canadense e linkar esse CV na plataforma de candidatura ResearchNet, criando conta nos dois sites linkados.

Leia também: Como funciona pesquisa e desenvolvimento em outros países

Como parte do processo, o candidato deverá mostrar documentos como seu diploma de doutorado e três cartas de recomendação. Também será necessário enviar um projeto de pesquisa a ser desenvolvido ao longo da bolsa.

A plataforma para envio de candidaturas se abrirá no dia 15 de junho, e a candidatura deve ser completada até o dia 1 de outubro. O site do programa de bolsas nota, porém, que algumas organizações podem ter prazos mais curtos para o envio de propostas de pesquisa. Portanto, é importante dar início ao processo o quanto antes.

Os candidatos serão avaliados entre outubro e dezembro, com os bolsistas escolhidos sendo notificados por volta de fevereiro de 2021. O início das bolsas deve acontecer entre abril e outubro de 2021.

E o coronavírus?

O Canadá não foi um dos países mais afetados pela pandemia da COVID-19. Ainda assim, o país atualmente está com as fronteiras fechadas para viagens não-essenciais. Ainda assim, é de se esperar que a situação mude até outubro de 2021, que é a data limite para o início das bolsas.

Além disso, vale lembrar que o Banting Postdoctoral Fellowships é um programa promovido pelo próprio governo do Canadá. Por isso, o fato dele ter iniciado sua chamada para inscrições sugere que ele pretende trazer estrangeiros para o país ao longo do próximo ano. Mais informações podem ser vistas na página do programa de bolsas de pesquisa no Canadá.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados