Um projeto: Fundação Estudar

Intercâmbio

O que você precisa saber para ter uma experiência de estudos em outro país

16.10.14

Aprenda inglês com músicas

Aprenda inglês com músicas

Conheça o Feel the Music: um jogo online gratuito com mais de 500 músicas para você ouvir, aprender e se divertir. Jogue sozinho ou disputa com os amigos!

Ninguém têm dúvidas de que aprender inglês – ou qualquer outra língua – fica muito mais fácil se você fizer coisas que gosta (ver um filme ou seriado, por exemplo) no idioma. Pensando nisso, o carioca Caio Braz, de 25 anos, criou o Feel the Music – um jogo online gratuito para ajudar as pessoas a dominarem inglês por meio de suas músicas preferidas.

O programa oferece mais de 500 músicas de 80 artistas, com diferentes graus de dificuldade. O usuário, após se cadastrar, escolhe o som de sua preferência e começa a jogar: ele ouve a música, acompanhando sua letra na tela do computador e deve completar as palavras omitidas. JOGUE AGORA

Conforme o seu desempenho, o participante consegue avançar de “fase” e ter acesso a músicas mais rápidas e com letras mais complexas. É possível jogar sozinho ou contra os amigos. E tem opções para todos os gostos: de Aerosmith a The Killers, passando por Bob Marley, Beyoncé e Miley Cyrus. O usuário tem acesso ainda a gráficos de seu desempenho para saber como otimizar seu aprendizado.

Caio - Backpacker editado“Em apenas cinco semanas no ar, o programa já teve mais de 50 mil músicas jogadas”, comemora Caio. “É um ótimo treino de listening“, diz ele, que criou o jogo pensando em resolver um problema próprio. Ex-aluno do ITA, Caio conta que sempre gostou de estudar, mas que inglês nunca foi o seu forte: “Tinha dificuldades de aprender e achava todas as opções que encontrava na internet chatas”.

Então, inspirado no ensinamento de um dos grandes gurus de tencologia dos Estados Unidos, Guy Kawasak, que diz “tente resolver um problema seu e você estará resolvendo um problema da humanidade”, Caio se juntou a outros dois amigos que também tinham dificuldades com o idioma e fundou a Backpacker, em 2011. A empresa utiliza o conceito de edutainment (combinação de educação e entretenimento) para oferecer jogos online como foco no aprendizado da língua inglesa.

“O Brasil tem um cenário castatrófico em relação ao domínio do inglês – poucos falam e ainda de forma ruim. E, se o país quer ser uma potência mundial, precisa investir nisso. Falar uma segunda língua diminiu distâncias e abre portas, possibilita que você realize cursos online das melhores universidades do mundo e tenha ganho salarial”, afirma Caio. “Queremos que milhões de brasileiros aprendam, e de forma divertida”, completa ele, que hoje considera seu próprio problema com o idioma resolvido.

Por Lecticia Maggi

Leia também:
Dicas e sites para melhorar o inglês
Cinco sites para estudar para o Toefl

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas