Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

10.11.14

Application para universidades dos EUA: como escrever boas redações

Application para universidades dos EUA: como escrever boas redações

O que as universidades querem? O que importa mais: o conteúdo ou a gramática? Especialistas explicam. Fundação Estudar oferece revisão de essays!

Especialistas são unânimes em afirmar que uma das etapas mais importantes – senão a mais importante – do processo de application (candidatura) para universidades dos Estados Unidos é a escrita das essays (redações). Os textos vão revelar às universidades o que as provas não mostram: sua personalidade.

A redação tem dupla função: dizer quem você é e mostrar suas habilidades de escrita

“Queremos conhecer a sua história, mas sabemos que o tamanho da redação não é suficiente para isso. Então, há um grande desafio estrutural, de contar quem você é em poucas palavras”, afirma Leslie Braat, admission officer do Oberlin College, em vídeo do site US News. “A redação tem dupla função: dizer quem você é e mostrar suas habilidades de escrita”, completa.

Segundo Kasey Urquidez, responsável pelo setor de admissões da Universidade do Arizona, as redações não devem ser um resumo de seu currículo (um erro recorrente entre os candidatos). “É preciso ser autêntico e dizer quem você é, dar exemplos de situações desafiadoras pelas quais passou e como as superou, além de contar coisas das quais se orgulha. Seja específico”, diz.

Fique atento, no entanto, para não exagerar: “Evite falar sobre sua vida amorosa, por exemplo. Há coisas que você só deve contar para o terapeuta…”, brinca a cosultora educacional Katherine Cohen.

Assista a seguir o vídeo (em inglês) do US News sobre quais erros evitar na hora de escrever suas essays e como tornar seu texto mais competitivo:

Leia também:
Redações cobradas no processo seletivo de universidades dos EUA

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas