InícioGraduaçãoAlemanha oferece ensino superior de graça para estrangeiros

Alemanha oferece ensino superior de graça para estrangeiros

Lecticia Maggi - 23/10/2014
Comentários:

Quem sonha em estudar no exterior, mas não tem condições financeiras de arcar com as altas mensalidades cobradas por algumas instituições tem agora mais uma opção de destino: a Alemanha. Neste mês, o país aboliu completamente a cobrança de taxas no ensino superior. A ótima notícia é que a medida vale também para estudantes estrangeiros, que poderão estudar de graça em todo o terrítório.

Em comparação aos Estados Unidos, por exemplo, onde a anuidade de alguns cursos de graduação pode chegar a US$ 50 mil, a Alemanhã já cobrava taxas extremamente baixas dos alunos, de cerca de € 500 por semestre. E os estudantes lá desfrutam de uma série de benefícios, como descontos e até gratuidade no transporte público.

Agora, Lower Saxony tornou-se o último dos sete estados alemães a abolir a cobrança. A educação gratuita é um conceito que vem se popularizando em diversos países europeus, com exceção do Reino Unido.

“As cobranças são injustas. Eles desencorajam os jovens que não vêm de família tradicional a ocupar um lugar na universidade”, afirma Dorothee Stapelfeldt, senadora em Hamburgo. As informações são do site ThinkProgress e do jornal The Guardian.

Leia também:
Colômbia oferece bolsas de estudo em mais de 1.000 cursos de pós-graduação
Bolsas de estágio e mestrado na Bélgica
Holanda oferece a brasileiros bolsas em cursos de graduação e pós

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados