Um Projeto: Fundação Estudar

Alemanha oferece ensino superior de graça para estrangeiros

Por Lecticia Maggi

Quem sonha em estudar no exterior, mas não tem condições financeiras de arcar com as altas mensalidades cobradas por algumas instituições tem agora mais uma opção de destino: a Alemanha. Neste mês, o país aboliu completamente a cobrança de taxas no ensino superior. A ótima notícia é que a medida vale também para estudantes estrangeiros, que poderão estudar de graça em todo o terrítório.

Em comparação aos Estados Unidos, por exemplo, onde a anuidade de alguns cursos de graduação pode chegar a US$ 50 mil, a Alemanhã já cobrava taxas extremamente baixas dos alunos, de cerca de € 500 por semestre. E os estudantes lá desfrutam de uma série de benefícios, como descontos e até gratuidade no transporte público.

Agora, Lower Saxony tornou-se o último dos sete estados alemães a abolir a cobrança. A educação gratuita é um conceito que vem se popularizando em diversos países europeus, com exceção do Reino Unido.

“As cobranças são injustas. Eles desencorajam os jovens que não vêm de família tradicional a ocupar um lugar na universidade”, afirma Dorothee Stapelfeldt, senadora em Hamburgo. As informações são do site ThinkProgress e do jornal The Guardian.

Leia também:
Colômbia oferece bolsas de estudo em mais de 1.000 cursos de pós-graduação
Bolsas de estágio e mestrado na Bélgica
Holanda oferece a brasileiros bolsas em cursos de graduação e pós

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo