//username of moderater
Fundação Estudar
InícioColunistasSem fronteiras: Oportunidade única de curso para o verão

Sem fronteiras: Oportunidade única de curso para o verão

Giana Andonini - 06/11/2013
Comentários:

Por Lucas Hackradt, especialista em Aprendizagem Intercultural do AFS Intercultura Brasil

Quem não tem planos para as férias de verão acabou de achar um! O AFS Intercultura Brasil, organização internacional, educacional e sem fins lucrativos, organizará em Janeiro o primeiro Summer Academy on Intercultural Awareness no Brasil. O Seminário é uma oportunidade de desenvolver a habilidade de comunicação e de relacionamento com pessoas em ambientes interculturais distintos. O evento acontece na Universidade Positivo de Curitiba, no período de 27 de janeiro a 7 de fevereiro de 2014.

O conceito de Summer Academy começou em Karlsruhe, na Alemanha, e já passou por diversos países como Turquia, Malásia e acontecerá também na Costa Rica. A Diretora Nacional do AFS, Ann’Andreza Martins, inclusive ressalta sua importância: “O objetivo do evento é desenvolver competências interculturais baseadas na sensibilização e conscientização para o entendimento da diversidade cultural em um mundo cada vez mais globalizado”.

Para nós que estamos aqui sempre falando de aprendizagem intercultural, esse evento é uma ótima oportunidade! Principalmente para quem teve ou vai ter uma experiência no exterior. O Summer Academy on Intercultural Awareness é direcionado a universitários, profissionais interessados em questões interculturais, gestores, funcionários de empresas em expansão para o exterior e todos os envolvidos na organização da Copa do Mundo da Fifa. O AFS disponibiliza bolsas parciais para ajudar candidatos qualificados.

Header2
Workshops, seminários e atividades para estimular a aprendizagem e o debate intercultural

 

Durante duas semanas, os participantes podem usufruir de workshops, seminários e atividades para estimular a aprendizagem e o debate intercultural, lidar com culturas diferentes e conhecê-las de forma prática e teórica. Os principais pontos são abordados sob perspectivas da antropologia, sociologia e psicologia cultural. Serão disponibilizadas 60 vagas para os workshops, cuja língua de instrução é o Inglês.

O currículo foi criado a partir da cooperação entre experts acadêmicos e experientes treinadores interculturais. Os interessados podem escolher participar de uma ou das duas semanas. Há cursos para pessoas com conhecimento ou sem experiência intercultural acadêmica.

Os workshops oferecidos são: Comunicação Intercultural, Gerenciamento Transcultural e Mediação de Conflitos Interculturais. Durante as horas livres, os participantes também poderão fazer networking e aprofundar suas habilidades interculturais com pessoas de diversos países. As informações sobre as inscrições, valores e a duração dos workshops podem ser adquiridas no site www.summeracademy-brazil.org. Espero poder ver muitos de vocês por lá!

_____________________________________________________________________

Lucas Hackradt – Colunista sobre a aprendizagem em experiências de intercâmbio

190011_10150173190105605_7563302_n (2)Sou formado em Comunicação Social, mas trabalho na área de educação intercultural desde 2007, quando me tornei voluntário do AFS Intercultura Brasil. Trabalhei na Globo, GloboNews e na Editora Globo como repórter da Revista ÉPOCA, e desde março deste ano integro o quadro de funcionários do AFS no Brasil como Especialista em Aprendizagem Intercultural, ligado à área de Desenvolvimento Organizacional da ONG. Já passei por diversos treinamentos e capacitações na área de educação intercultural, gerenciamento de conflitos culturais e estudos de comunicação intercultural. Já morei em quatro países, o mais recente dos quais Moçambique, na África, aonde desenvolvi projetos de desenvolvimento social sempre atrelados à questão da Interculturalidade. Me guio por uma frase simples: no mundo, nada é pior, nada é melhor, tudo é simplesmente diferente. E ser diferente é legal!

180734_498806906331_909606_nA coluna do Lucas Hackradt é realizada em parceria com a AFS Intercultura Brasil, uma organização de educação intercultural que organiza intercâmbios em diversos países com a finalidade de incentivar o diálogo intercultural e formar cidadãos globais, promovendo a paz.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados