InícioPreparação8 dicas de bandas para quem quer aprender idiomas

8 dicas de bandas para quem quer aprender idiomas

Gustavo Sumares - 19/10/2022
Comentários:

Hoje em dia, não faltam apps, sites e outros recursos tecnológicos para quem quer aprender um novo idioma. Do inglês e do espanhol ao mandarim, é possível aprender muita coisa com ferramentas gratuitas. Mas mesmo antes da internet, uma grande aliada de quem queria aprender uma língua diferente já existia: a música. E, a seguir, oferecemos algumas sugestões de bandas para quem quer aprender idiomas.

A nossa seleção de idiomas foi feita a partir da nossa lista de idiomas mais importantes para quem quer estudar fora. De maneira resumida, são os idiomas que mais abrem portas para estudantes interessados em ingressar nas melhores universidades do mundo e da América Latina, de acordo com os rankings da Times Higher Education e Quacquarelli Symmonds.

Já a seleção das bandas para quem quer aprender idiomas levou em conta diversos critérios. Primeiro, eles deveriam ter letras interessantes mas não muito complicadas, de maneira que alguém que não conhecesse bem o idioma ainda pudesse entendê-las. E era importante também que a voz aparecesse bastante nas canções, de maneira que fosse possível ouvir bem o que estava sendo cantado.

No final, listamos pelo menos duas bandas para cada idioma. Em cada caso, a primeira sugestão representa um artista mais voltado para quem está começando os estudos naquela língua. Entre os demais, há pelo menos um que é mais indicado para quem já tem um nível intermediário de entendimento, mas deixamos isso bem claro no texto. Confira:

Bandas para quem quer aprender idiomas

Inglês

Beatles

Indicar Beatles para quem quer aprender inglês é uma indicação óbvia, mas por um bom motivo. A música do quarteto de Liverpool dá bastante destaque às melodias vocais, o que significa que semrpe dá para ouvir com clareza o que está sendo cantado. E tanto Paul quanto John e George cantavam com uma dicção impecável, o que faz com que seja fácil entender o que eles cantam.

Além disso, porém, as letras das músicas contemplam estudantes de inglês de todos os níveis. Quem está começando pode tentar acompanhar a letra de “I Wanna Hold Your Hand” ou “Yellow Submarine”. Mas quem já sabe um pouco mais pode ouvir “Yesterday”, “Maxwell Silver Hammer” ou “She’s Leaving Home” para ampliar o vocabulário enquanto escuta algumas melodias lindas.

Arctic Monkeys

Quem prefere algo mais moderno para aprender inglês pode ir atrás das canções do Arctic Monkeys. Alex Turner, o cantor, guitarrista e principal compositor da banda, é um letrista excelente, e não tem medo de usar palavras estranhas e gírias regionais da Inglaterra. Isso, junto com o fato da banda às vezes não dar tanto destaque à voz na mixagem, faz com que ela seja mais indicada para quem já tem um nível mais avançado.

Se esse é o seu caso, “Cornerstone” é uma faixa divertida com uma letra interessante para acompanhar. “Reckless Serenade”, “Arabella” e “Why D’You Only Call Me When You’re High?” também falam sobre relacionamentos contemporâneos, e a fofa “I Wanna Be Yours” também é ótima para quem está apaixonado.

Espanhol

RBD

Recém-incorporada ao catálogo do Spotify, a discografia do RBD é um excelente recurso para quem quer aprender espanhol. Além da memória afetiva que as canções devem trazer, elas também colocam a voz — e as letras em espanhol — em primeiro plano, o que faz com que estudar o idioma por meio delas seja muito divertido.

As faixas mais famosas do grupo, como “Sálvame”, “Este Corazón”, “Nuestro Amor” e “Solo Quédate en Silencio”, trazem as vozes em destaque na mixagem, e suas letras são cantadas em um ritmo fácil de se acompanhar. Por isso, são excelentes para quem quer começar a aprender espanhol por meio da música.

Rosalía

Se você gosta de estilos musicais diferentes, a cantora Rosalía pode te ajudar bastante a aprender espanhol. O segundo disco dela, El Mal Querer, é o mais famoso: suas letras são inspiradas em um romance do século 13 chamado Flamenca, e se você estiver em dia com os estudos de espanhol, pode tentar decifrar a história. Faixas como “Pienso en tu Mirá” e “Di Mi Nombre” também são relativamente tranquilas de se entender.

Mas se a produção eletrônica estiver atrapalhando, você também pode tentar focar no primeiro disco dela, Los Angeles, que têm arranjos bem mais esparsos. Ele é quase só voz e violão, e tanto as letras quanto os acompanhamentos são bem bonitos.

Francês

Camille

A cantora francesa Camille já lança música há bastante tempo, mas ela nunca deixa de ser inventiva tanto nos arranjos quanto nas letras. O melhor exemplo disso é Le Fil, um disco dela feito praticamente só com sons de vozes (algo que praticamente não se percebe ao ouví-lo). As letras, como em “La jeune fille aux cheveux blancs”, “Ta Douleur”, “Au port” e “Quand Je Marche”, também são criativas, divertidas e ótimas para quem está estudando o idioma.

Coeur de Pirate

Coeur de Pirate (coração de pirata) é o nome artístico da cantora e compositra canadense Béatrice Martin. Ela é natural de Montreal, no estado francófono do Quebec, no Canadá, e por isso suas composições são em francês. Suas músicas são, em geral, tranquilas, com arranjos simples e melodias grudentas. O francês canadense é um pouco diferente do francês europeu (assim como o português de Portugal é diferente do brasileiro), e quem já estuda a língua há algum tempo pode se interessar por essas diferenças!

Alemão

Philipp Poisel

A música do cantor e compositor Philip Poisel parece ter sido feita para quem quer aprender alemão. Suas composições são melodiosas, com arranjos não muito cheios e com a voz sempre em destaque, e geralmente não têm andamentos muito rápidos, o que torna fácil acompanhar o que ele está cantando. Ele já lançou diversos álbuns desde seu início de carreira em 2008, e todos eles são bons aliados de quem está começando a aprender alemão.

Cro

Carlo Christopher Waibel Simon, sob o nome de palco Cro, é um cantor de pop alemão conhecido por sempre se apresentar com máscaras engraçadas. Ele descreve seu estilo como uma mistura de rap e pop, mas não deixe que isso te assuste: embora as músicas dele tenham alguns trechos mais rápidos e cheios de palavras, ainda é relativamente fácil entender o que ele está cantando — especialmente para quem já conhece um pouco do idioma.

E você, tem mais algumas indicação de bandas para aprender idiomas? Conte para nós!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados