Um projeto: Fundação Estudar

Bolsas de Estudos

Quais são e como funcionam os programas de bolsas e financiamento

30.03.16

7 bolsas de estudo no exterior que encerram inscrições em abril

inscrições

Oportunidades no Japão, Canadá e Estados Unidos encerram suas candidaturas neste mês - algumas bolsas chegam a 20 mil dólares. Confira!

Com os últimos resultados das melhores universidades do mundo sendo divulgados este mês, muitos programas de bolsas encerram seus prazos no mês de abril. Confira as oportunidades disponíveis na lista abaixo e corra porque ainda dá tempo de preparar a candidatura:

 

Bolsa Prêmio Buildium
Público: Estudantes de graduação ou pós-graduação em design, ciência da computação, engenharia
Prazo: 15 de abril
Estudantes de Design de Produtos, Design de Interação, Engenharia, ou Ciências da Computação podem participar do concurso promovido pela Buildium. Para isso, é preciso escrever uma redação sobre o tema: “Como um conjunto compartilhado de crenças é importante para a construção de uma grande empresa”. O prêmio para os vencedores é uma bolsa no valor de 2,5 mil dólares. Saiba mais AQUI.

World Scholars da Universidade de York, no Canadá
Público: Estudantes brasileiros que desejem cursar um double major no Canadá
Prazo: 20 de abril
O programa de bolsas da Universidade de York, em Ontario, no Canadá, é direcionado a estudantes com boa comunicação escrita e oral e que desejem cursar um double major (uma combinação de dois programas que resultam em uma formação única) em humanidades, ciências sociais, línguas e campos profissionais. A bolsa pode chegar a $20,000 e pode ser estendida por até 3 anos. Estudantes brasileiros recém-saídos do Ensino Médio devem apresentar certificado de conclusão de curso e notas do ENEM, além de duas cartas de motivação. Confira mais informações no site do programa.

Bolsas para PhD em sustentabilidade no Japão
Público: Profissionais e pesquisadores que trabalhem com sustentabilidade
Prazo: 28 de abril
A bolsa oferecida para estudos em sustentabilidade em Tóquio é direcionada a candidatos de países em desenvolvimento que demonstrem necessidade financeira e que desejem cursar o programa de PhD em Ciências da Sustentabilidade na United Nations University (UNU-IAS). É preciso ter mestrado completo e comprovar experiência de trabalho no ramo da sustentabilidade. Além da isenção na anuidade, as bolsas também incluem um auxílio-moradia no valor mensal de 150 mil yuans japoneses. Confira mais informações e faça sua inscrição.

Bolsa “Futuros Líderes nas Américas”
Público: estudantes latino-americanos que desejem realizar estudos e pesquisas no Canadá
Prazo: 29 de abril
Estudantes de graduação ou pós-graduação que desejam realizar um projeto de estudo e pesquisa no Canadá podem se inscrever para o programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP), que oferece bolsas no valor de 7 200 dólares canadenses para estudantes de graduação e 9 700 para estudantes de mestrado e pós-graduação ou PhD. Podem concorrer estudantes de graduação, mestrado e doutorado das mais diversas áreas, incluindo engenharia, direito, medicina e relações internacionais, cujo projeto de pesquisa seja relacionado a desenvolvimento ou governança. Confira o regulamento completo aqui.

Bolsas para a comunidade LGBT
Público: Estudantes matriculados ou aceitos por universidades americanas
Prazo: 30 de abril
A organização PFLAG (Parents, families and fiends of lesbians and gays) oferece bolsas de estudo para universitários que se autodeclaram gays, lésbicas, bissexuais, transexuais ou transgêneros, e que estejam dispostos a contribuir com a comunidade LGBT. As bolsas variam entre mil e 5 mil dólares e têm o objetivo de apoiar a nova geração de líderes que trabalham para “tornar escolas e comunidades seguras e receptivas para todos”. Saiba mais detalhes aqui.

Editais de Universidades Brasileiras
Público: Estudantes de graduação e pós-graduação de universidades brasileiras
Prazo: De acordo com a instituição
Enquanto o programa Ciência sem Fronteiras, promovido pelo governo federal, está suspenso por tempo indeterminado, os estudantes de graduação e pós-graduação contam ainda com a possibilidade de realizar intercâmbios através de suas universidades de origem. A Universidade de São Paulo, por exemplo, está com inscrições abertas para o Programa de Bolsa Mérito, que oferece 200 bolsas a estudantes de todas as unidades de ensino e pesquisa. O valor da bolsa varia de R$ 4.800,00 a R$ 20 mil, dependendo do local e do período do intercâmbio. As inscrições devem ser feitas pelo sistema Mundus até 14 de abril. Mais informações pelo site da Universidade.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro também está com chamadas abertas para o programa de mobilidade acadêmica até o dia 06 de abril. A Universidade Federal de Minas Gerais está com edital aberto bolsas de estudo na Rússia e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul está recebendo inscrições para diversos países, como Uruguai, Portugal e China. Quem não está em nenhuma destas universidades mas gostaria de realizar um intercâmbio acadêmico deve conferir com os setores de relacionamento internacional das suas instituições de ensino a disponibilidade de bolsas e parcerias.

Prep Scholars da Fundação Estudar
Público: Estudantes do último ano do ensino médio que desejem fazer a graduação no exterior
Prazo: 18 de abril
O Prep Scholars é um programa de preparação para a candidatura em universidades estrangeiras. O programa é 100% gratuito, e cerca de 50 participantes são selecionados no primeiro trimestre de cada ano. O programa inclui horas de consultoria com a equipe do Prep, um mentor que tenha estudado fora e auxílio financeiro para os custos do application, se necessário.  As inscrições para a turma de 2016 estão abertas até o dia 18 de abril – confira os requisitos e tire suas dúvidas aqui.

 

Leia também:
Quanto custa estudar nas melhores universidades do mundo?
Bolsas para mestrado e doutorado na Austrália
Bolsas para Mestrado em Direito na Europa e nos Estados Unidos

 

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT