Um projeto: Fundação Estudar

Intercâmbio

O que você precisa saber para ter uma experiência de estudos em outro país

19.12.14

10 razões para estudar fora

10 razões para estudar fora

Ainda precisa se convencer de que vale a pena fazer um intercâmbio? Veja uma série de motivos para fazer as malas e ir já viver a melhor experiência da sua vida!

Estudar em universidades de excelência, aprender com os melhores professores do mundo, conhecer pessoas de vários países e imergir em culturas totalmente diferentes são apenas algumas das vantagens de estudar fora. Há dezenas de outras. E para quem tem dúvidas se realmente valerá a pena o investimento de tempo e dinheiro, o site do grupo britânico QS (responsável por um dos mais prestigiados rankings de universidades) fez uma lista das principais razões para estudar no exterior. Veja a seguir as 15 melhores:

1.Estudar fora será ótimo para o seu currículo

Não há como fugir deste tópico: os empregadores brasileiros costumam valorizar – e muito – candidatos que têm experiência internacional. Pode ser que no começo você tenha que fazer sacrifícios para bancar sua viagem, mas certamente isso será recompensado no futuro.

 Você irá:

2. Descobrir novas formas de aprender

A metodologia de ensino adotada por escolas no exterior, em geral, é bem diferente da brasileira. Isso pode parecer assustador no começo, mas irá abrir sua mente para novas formas de aprendizagem.

3. Treinar suas habilidades de linguagem

Este é o ganho imediato de quem vai estudar no exterior e opta por país de idioma diferente do que vive. Comunicar-se com eficiência em outra língua abre uma série de portas.

4. Ganhar independência

Se você já passou dos 20 anos e ainda mora com seus pais, fazer um intercâmbio é a chance de ficar realmente sozinho e passar a ser responsável por todas suas escolhas.

5. Conhecer-se

Por estar sozinho em um país novo e com pessoas desconhecidas, você será confrontado com situações pelas quais nunca passaria na sua nação de origem. Essas serão ótimas oportunidades para conhecer-se melhor, descobrir no que é bom e no que não é, e ver que possui habilidades que nunca imaginou ter.

6. Ganhar experiência de vida 

Estudar no exterior não é só diversão: a partir do momento que começar o intercâmbio, você será responsável por cuidar de si mesmo, preparar sua comida, lavar sua roupa…

7. Conhecer outras culturas e olhar para a própia cultura sob uma nova perspectiva

É fácil acreditar que a própria cultura é a única certa. Viver em outro país e conviver de forma próxima com pessoas de culturas adversas fará com que enxergue sua cultura sob outra perspectiva, desenvolvendo um senso crítico a respeito do país onde vive e dos costumes nele adotados.

8. Valorizar as pequenas coisas

Viver no exterior, normalmente, significa viver com muito menos conforto do que na casa de seus pais. Tudo que você terá de posse deverá caber em uma (ou duas) malas. Por isso, é preciso ser muito prático. O intercâmbio fará com que aprecie pequenas coisas.

9. Ganhar um repertório global

Estudar fora implica em conhecer novas pessoas, descobrir novas formas de pensar e agir, saborear novos alimentos… Tudo será novo. Isso irá contribuir para que adquira uma mentalidade global, que servirá para orientar suas ações na volta ao Brasil.

10. Aumentar as perspectivas de emprego internacional

Se a sua intenção é trabalhar em outro país ou em empresas multinacionais no Brasil, a experiência internacional contará muitos pontos aos olhos dos empregadores.

Leia também:
Prepare-se: estudar fora vai te transformar para sempre
Guia de cursos de idiomas no exterior
Não pode fazer intercâmbio? Seja um cidadão do mundo sem sair do Brasil!

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas