InícioIntercâmbioOs 9 cursos online e gratuitos que mais fizeram sucesso em 2015

Os 9 cursos online e gratuitos que mais fizeram sucesso em 2015

Lecticia Maggi - 18/12/2015
Comentários:

Por Camila Pati, de Exame.com

De meditação budista a aplicativos para iPhone, passando por técnicas para melhorar a capacidade de aprendizado, os temas que mais interessaram aos brasileiros usuários da plataforma de ensino gratuito online Coursera foi bem variado neste ano. A lista, divulgada esta semana, indica os cursos online gratuitos mais buscados em 2015, ou seja, aqueles que tiveram a maior média diária de inscritos desde sua publicação na plataforma.

O que mais atraiu inscrições no Brasil é o “Aprendendo a Aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos difíceis” que é legendado em português e oferecido pela Universidade da Califórnia. Veja a seguir a lista:

1. Aprendendo a aprender

O curso “ Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos difíceis”, oferecido pela Universidade da Califórnia, foi o que mais fez sucesso entre os usuários do Coursera neste ano.

Quem compreende o modo de funcionamento do cérebro consegue usá-lo de forma mais eficiente e, assim, aprende mais rápido. E é justamente esse o mote do curso que aborda, entre outros temas, técnicas de aprendizagem e memória, como lidar com a procrastinação e práticas para dominar assuntos difíceis.

Professores: Barbara Oakley e Terrence Sejnowski, da Universidade da Califórnia, San Diego.
Como se inscrever: pela página do Coursera.
Curso com legendas em português.

2. O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor

Voltado a interessados em abrir o próprio negócio, o curso, oferecido pela Unicamp, indica as habilidades e competências necessárias ao sucesso de um empreendimento. Além do professor, quatro empreendedores convidados dividem experiências e insights com os alunos para reforçar a importância de práticas e conceitos expostos durante as aulas.

Professor: Paulo Lemos, da Unicamp
Como se inscrever: pela página do Coursera
Curso em português

3. Big Data em Saúde no Brasil

A ciência de dados é importante aliada do planejamento empresarial ou de políticas e iniciativas públicas. O objetivo deste curso é apresentar fontes de dados públicos de saúde cuja obtenção possa melhorar a tomada de decisões em hospitais e órgãos do governo. As metodologias de big data e causais em pesquisas científicas apresentadas também podem ser utilizadas por profissionais de outras áreas, como educação, biologia, economia e administração.

Professor: Alexandre Chiavegatto Filho, da Universidade de São Paulo.
Como se inscrever: pela página do Coursera
Curso em português.

4. Gestão para a Aprendizagem: Módulo Gestão Estratégica

Direcionado à gestão escolar, o curso traz uma abordagem com foco no aprendizado de alunos e no trabalho do gestor. Planejamento estratégico e ferramentas práticas são alguns dos temas.

Professor: Claudia Zuppini Dalcorso, Silvana Tamassia e Ednéia Regina Burger, da Fundação Lemann
Como se inscrever: pela página do Coursera
Curso em português

5. Como criar um aplicativo para iPhone

Com a proposta de ensinar a desenvolver um app simples para iPhone e apresentar algumas técnicas de design, o curso, o primeiro do Programa de Cursos Integrados de desenvolvimento IOS da Unicamp, despertou bastante interesse dos usuários da plataforma.
Para fazer o curso, que apresenta a linguagem de programação Swift da Apple e o ambiente de desenvolvimento XCode, é preciso ter um iMac ou MacBook.

Professores: Eduardo Galembeck e Rodrigo Takase, da Unicamp
Como se inscrever: pela página do Coursera. Há uma sessão já em andamento.

6. Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais

A vida é um constante negociar e quem tem esta habilidade aguçada consegue, sem dúvida, fechar acordos mais vantajosos na vida pessoal e também na carreira. Durante o curso, os alunos também vão conhecer mais sobre todas as etapas percorridas até o fechamento de um contrato: planejamento, negociação, criação do contrato e sua execução.

Professores: George Siedel, da Universidade de Michigan
Como se inscrever: pela página do Coursera
Curso com legendas disponíveis em português

7. Introduction to Public Speaking

Saber falar bem em público e articular pensamentos com clareza é uma vantagem competitiva importante para qualquer profissional. Neste curso, em inglês, os alunos aprendem os princípios da argumentação e entram em contato com as metodologias que permitem analisar os próprios discursos e também os de outras pessoas.

Professor: Matt McGarrity, da Universidade de Washington.
Como se inscrever: pela página do Coursera.
Curso em inglês com legendas em inglês, francês ou ucraniano.

8. Buddhist Meditation and the Modern World

Neste curso são apresentadas diferentes práticas de medição, suas histórias, embasamentos filosóficos, transformações relatadas e reflexões sobre o tema. As aulas são ministradas por professores de estudos religiosos da Universidade da Virgínia.

Professores: David Francis Germano e Kurtis Schaeffer, da Universidade da Virgínia
Como se inscrever: pela página do Coursera 
Curso com legendas disponíveis em inglês.

9. Machine Learning

Ciência que possibilita que computadores ajam sem programação é a definição dada para a expressão em inglês machine learning (aprendizado de máquinas, na tradução livre). Carros que dirigem sem motorista, reconhecimento de voz, busca na web e o mapeamento do genoma humano são alguns exemplos de avanços neste campo científico. Durante as aulas, serão apresentadas técnicas de machine learning para automatização de máquinas.

Professor: Andrew Ng, da Universidade de Stanford.
Como se inscrever: pela página do Coursera
Curso com legendas disponíveis em inglês.

Este texto foi originalmente publicado na Exame.com

Leia também:
30 novos cursos online e gratuitos das melhores faculdades do mundo
14 cursos online e gratuitos indispensáveis para advogados
Quatro cursos online e gratuitos para você aperfeiçoar o inglês

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados