InícioGraduaçãoJovem insiste ao ouvir 'não', tenta de novo e é aceita em...

Jovem insiste ao ouvir ‘não’, tenta de novo e é aceita em Harvard

Lecticia Maggi - 29/10/2015
Comentários:

Na parede da casa onde Larissa Maranhão, de 20 anos, morava em Maceió (AL) com seus pais há duas cartas da prestigiada Universidade Harvard, nos EUA, emolduradas na parede. Uma, datada de 2012, é de rejeição. Ela não fora aceita pela universidade que tanto sonhara e para a qual se dedicou por anos. Ao lado dessa carta, está outra, de 2013, parabenizando-a pela aprovação para o curso de graduação da instituição.

Harvard está provando que todo esforço valeu a pena. E eu nunca viveria todas essas incríveis experiências se tivesse me acomodado com aquele  primeiro ‘não’

“Honestamente, não sei qual das duas cartas foi mais importante para mim. Fracasso é oportunidade de aprender”, diz ela. A primeira, recebida em março de 2012, foi um golpe.” Um sonho que estava sendo construido há oito anos foi massacrado em apenas dois segundos quando vi que não havia sido aceita”, diz. “Fiquei lendo e relendo, passei o dia e a noite olhando para a parede. ‘O que vou fazer agora?’”, diz. O que ela fez foi tentar de novo, trancar o curso na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para se dedicar mais um ano ao processo de candidatura (application) de Harvard. Melhorou a nota no SAT, fez intercâmbio voluntário, refez redações e se envolveu em atividades extracurriculares diversas para mostrar à universidade que, desta vez, estava pronta. E deu certo.

“Harvard está provando que todo esforço valeu a pena. E eu nunca viveria todas essas incríveis experiências se tivesse me acomodado com aquele  primeiro ‘não'”, diz, durante bate-papo com o Estudar Fora.

No vídeo a seguir ela conta como lidou com o fracasso e se preparou para uma nova tentativa de ingresso em Harvard:

Abaixo, ela conta sobre a aprovação: 

A seguir, Larissa Maranhão fala dos diferenciais que fazem Harvard ser uma universidade tão prestigiada:

Assista a outros vídeos da Larissa Maranhão, em que ela fala sobre o application e dá dicas para quem também quer estudar no exterior.

Leia também:
Conheça a história de 8 brasileiros que estudam em Harvard
O segredo do sucesso de 10 brasileiros aprovados em Harvard

Leia a redação que ajudou jovem a ser aceito em Harvard e Stanford

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados