InícioUniversidadesHarvard School of Public Health

Harvard School of Public Health

Cecilia Araujo - 24/01/2014
Comentários:

O primeiro programa de treinamento profissional em Saúde Pública dos Estados Unidos foi criado em 1913, graças a uma parceria entre Harvard e Massachusetts Institute of Technology, que deu origem a Harvard-MIT School of Health. À época, eram oferecidos cursos de medicina preventiva e engenharia sanitária em Harvard, além de disciplinas afins no MIT.

Quase dez anos depois, Harvard recebeu uma doação significativa da Fundação Rockefeller e criou seu núcleo próprio de Saúde Pública dentro da faculdade de medicina, a Harvard Medical School. Em 1946, a Harvard School of Public Health se tornou uma escola independente e passou a oferecer cursos completos de pós-graduação – mestrado e doutorado.

Ao longo dos anos, o foco das pesquisas realizadas pela faculdade foi amadurecendo e se transformando. Se, nos anos 1950, a preocupação principal era com as infecções epidêmicas e as consequências da industrialização desenfreada, hoje, o trabalho da HSPH engloba as mais variadas áreas relacionadas, inclusive biologia molecular e até direitos humanos.

Tamanho:
A escola possui mais de 1.180 alunos, sendo que 34% deles são estrangeiros.

Áreas de estudo:
A faculdade oferece dois tipos de programas de mestrado – Master of Science e Public Health – e três de doutorado – Doctor of Science, Public Health e Philosophy -, além de outros cursos de curta duração. O foco dos estudos varia entre as áreas de epidemias, AIDS, saúde materno-infantil, doenças genéticas, estatística vital, entre outras.

Ranking 2011:
3º lugar no ranking de Saúde Pública da U.S. News.

Application:
No processo seletivo da escola, os candidatos precisam apresentar:

– formulário online de candidatura (podendo ser o SOPHAS)
– currículo
– statement of purpose (uma espécie de carta de motivação)
– três cartas de recomendação (uma acadêmica e outra profissional)
– histórico escolar (traduzido para o inglês)
– GRE ou GMAT (cuja validade é de 5 anos)
– TOEFL (a nota mínima é 100) ou IELTS (a nota mínima é 7)

O primary deadline para o application costuma ser em meados de dezembro. Para mais informações, clique aqui.

Bolsas:
Os alunos que forem admitidos em um dos programas de mestrado da Harvard School of Public Health podem se candidatar a uma bolsa de estudos Lemann Fellowship, cujo processo é coordenado diretamente pela universidade, e não pela Fundação Lemann.

O principal critério de seleção é o comprometimento do candidato com o Brasil, e não há um número fixo de bolsas por ano. Elas são parciais, com valores analisados caso a caso, tem validade de um ano, renováveis por mais um, e podem ser associadas a outras bolsas e programas de financiamento.

Para os interessados, o pedido deve ser submetido ao Committee on General Scholarships de Harvard, preenchendo o formulário disponível online. No site do escritório de Harvard no Brasil há mais informações sobre o programa Lemann Fellowship e sobre o Brazil Studies Program na universidade.

Curiosidades:
– A descoberta de que um retrovírus era o agente causador da AIDS foi feita por pesquisadores da HSPH, que também identificaram que o vírus HIV pode ser transmitido através do sangue e hemoderivados.

– O professor da HSPH Thomas Weller foi vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia / Medicina em 1954, após descobertas sobre viroses da poliomielite e seu crescimento nos tecidos – o que abriu caminho para o desenvolvimento de vacinas contra a doença.

– O cardiologista Bernard Lown, professor da HSPH, foi vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1985 por sua atuação como pacifista. Ele é co-fundador da Associação Internacional de Médicos para a Prevenção da Guerra Nuclear, criada em 1980. Lown também criou o desfibrilador, aparelho usado para reanimar pessoas com parada cardiorrespiratória.

– O economista indiano Amartya Sen, do Departamento de População e Saúde Internacional da HSPH, ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 1998 por sua contribuição em favor dos direitos humanos e no combate da pobreza e da fome.

Contatos:
Vincent James, Director of Admissions: [email protected]

Office for Alumni Affairs: [email protected]

Assista ao vídeo “Why Public Health?”, com uma aluna da HSPH:

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Cecilia Araujo
Cecilia Araujo
Cecília Araújo é jornalista formada pela UFMG. Na Fundação Estudar, foi Coordenadora de Comunicação e Conteúdo, Gerente de Comunicação e Marketing e Co-Diretora. Atualmente, está à frente do projeto Pessoas pela Chapada, que retrata histórias de moradores da Chapada Diamantina.

Artigos relacionados