InícioBolsas de EstudoAlemanha oferece bolsas de estudo para curso de alemão no país

Alemanha oferece bolsas de estudo para curso de alemão no país

Nathalia Bustamante - 05/07/2023
Comentários:

O quê? Bolsa para curso de 6 semanas de alemão na Alemanha ou online 
Para quem? Estudantes de graduação ou pós
Quanto? 3.600 euros + seguro saúde (presencial) e 300 euros (online)
Até quando? Inscrições até 15 de agosto

O DAAD, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, está com inscrições abertas para o programa Winterkurs, em que os estudantes realizam seis semanas de aulas de língua e cultura alemã na Alemanha. O prazo de candidatura termina no dia 15 de agosto. Nesta edição, os interessados podem se candidatar também à versão online do curso, que tem a mesma duração.

O Winterkurs presencial poderá ser realizado nas universidades Universität Leipzig, TH Wildau, Albert-Ludwigs-Universität Freiburg ou Ludwig-Maximilians-Universität München. As aulas, por sua vez, ocorrem nos meses de janeiro e fevereiro de 2024.

Bolsas de estudos para o Winterkurs

Os selecionados receberão 2.151 euros para arcar com os custos de alojamento, alimentação e taxas do curso, além de mais 1.450 euros para as passagens aéreas. O seguro-saúde será custeado pelo DAAD. Apesar de a bolsa ser suficiente para a maioria das despesas, recomenda-se que o bolsista leve de 500 e 800 euros adicionais para seus gastos pessoais e com passeios.

Além do aperfeiçoamento da língua, o objetivo do curso é oferecer aos alunos conhecimentos da cultura e da sociedade alemã. De manhã, os estudantes têm aulas de alemão e à tarde seminários, palestras e passeios culturais opcionais, como visitas a teatros e museus.

Para a versão online, os selecionados receberão uma bolsa de 300 euros e a cobertura dos custos do curso.

Leia também: Como são os cursos de idiomas em Universidades no exterior

Quem pode participar

Os requisitos são os mesmo para os cursos online e presencial. Qualquer estudante que esteja vinculado a uma universidade brasileira e apresente bom rendimento acadêmico pode se inscrever. “Bom rendimento acadêmico”, nesse caso, significa nota maior ou igual a 8 e, apenas para os estudantes de Engenharia, rendimento acadêmico igual ou superior a 7,5.

São aceitos alunos desde a graduação até o doutorado. O candidato já deve ter cursado, pelo menos dois anos do curso antes do início do curso.

Além disso, é preciso realizar um teste online que verifica o nível de domínio do alemão. São aceitos os testes onSET, TestDaF, Goethe Zertifikat, DSD, DSH e telc Deutsch. A nota mínima exigida é B1, que corresponde ao intermediário. Não há limite de idade.

Para participar, é preciso enviar o formulário de inscrição, currículo, carta de motivação em alemão, histórico escolar com média das notas e certificado do teste de proficiência. Mais informações sobre o Winterkurs e os requisitos para inscrição podem ser vistas na página do programa. No dia 12/07, às 17h, o DAAD realizará uma sessão de tira-dúvidas no canal do Youtube.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados