InícioColunistasVida de undergrad: Conhecendo um governador

Vida de undergrad: Conhecendo um governador

Giana Andonini - 23/10/2013
Comentários:

Por Marcos Souza, calouro em Middlebury

Oi, gente!

No Vida de Undergrad de hoje vou falar um pouco sobre algumas experiências interessantes que estou tendo aqui, além de mostrar um pouquinho do refeitório daqui de Middlebury! Dá uma olhada:

Então..Comecei a trabalhar num projeto com um amigo que conheci CCNP 642-902 exam
aqui sobre pequenos negócios agrícolas no estado de Vermont. Nós estamos estudando os desafios que essas fazendas familiares encontram para vender seus produtos. No meio de tudo isso, entrando em contato com professores de economia, fazendeiros locais, resolvi mandar um e-mail ao ex-governador de Vermont, estado onde fica Middlebury.

Este governador, que comandou o estado de 2003 a 2011, foi aluno de Middlebury e é um dos grandes apoiadores da faculdade na atualidade. Mandei-lhe o email porque achei que ele teria ideias interessantes sobre a economia local: talvez gastasse uns dez minutinhos falando com um calouro de faculdade. Não sabia se ele me responderia, mas tentei mesmo assim – o “não” como resposta eu já tinha.

Uma hora depois que eu enviei a mensagem, o governador respondeu, em tom642-902 exam animado: Sim, vamos nos encontrar para tomar um café! E, simples assim, consegui conhecer um governador.

marcos
Um jornal local registrou o momento! 😉

Sentamos num banco de um parque e, vendo as folhas de outono caírem, conversamos durante uma hora e meia! Com muita simplicidade, o Sr. Douglas contou-me de seus anos na faculdade e como ele já se envolvera em política, nacional e internacional, desde muito cedo. No auge da Guerra Fria, o futuro governador concentrou seus estudos na língua e cultura russa. Ele falou algo muito interessante: na época, achava-se que a Rússia iria dominar o mundo, assim como se pensa da China dos dias de hoje. Como resultado disso, a turma da qual ele fez parte teve um número recorde de formados em Russo!

Um ano depois de formado, Douglas decidiu se candidatar a deputado estadual em Vermont, mesmo não sendo seu estado de nascença. Com perseverança e o carisma essencial de um político, ele conversou com vários moradores locais e conseguiu vencer a eleição. Dessa posição até o cargo de governador, passaram-se muitos anos e o mundo mudou bastante. O muro que dividia a Europa caiu, e Douglas, como falante de Russo, foi enviado por grupos de pesquisa para auxiliar nos novos processos eleitorais das repúblicas da antiga URSS. Passou mais tempo, ele continuou ativo na política e se tornou governador.

Quando lhe perguntei qual foi seu maior desafio como governador, ele mencionou ter que lidar com o partido de oposição, que detinha a maioria dos deputados. Douglas contou de como tentava passar tempo com alguns de seus rivais mais pragmáticos(mesmo contra sua vontade) e, a partir disso procurava soluções comuns para os problemas do estado. Seu registro de como tentava comunicar com seus opositores foi muito legal, principalmente nesta conjuntura de desacordos no governo americano.

No final, pedi-lhe um conselho, conselho de um homem experiente para um calouro. Ele disse: não deixe seu curso (suas matérias) atrapalhar sua educação! E aí ele mencionou todas as possibilidades de ensino prático que uma faculdade forte em liberal arts como Middlebury oferece.

E foi isso, galera! Algo que realmente me deixa empolgado aqui em Middlebury é a abertura que pessoas como o Sr. Douglas tem para conversar com os alunos. Além dele, esta semana vou conversar com um CEO de uma companhia de crédito agrícola para falar sobre minhas ideias. Afinal, como o governador já dissera, educação não é só o curso, as matérias, educação tem muito mais a ver com ser inspirado e correr atrás de sonhos. Desejo ótima sorte a vocês, leitores, correndo atrás de seus sonhos!

_____________________________________________________________________

marcos-barrozo-8613aaac8f55d609b42e2ffbcb614962Marcos Souza é colunista do Vida de Undergrad

Marcos Souza é um apaixonado pelas artes, comida e projetos sociais. Estudante de Ciências Econômicas na Unicamp, ele participou da turma de 2012 do Prep Program e, em setembro, abandona seu curso no Brasil para graduar-se em Economia no Middlebury College, nos Estados Unidos. O objetivo de seus posts é mostrar que não é preciso ser um gênio para realizar o sonho de Estudar Fora.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados