Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

17.07.15

Vale a pena estudar em uma faculdade só para mulheres?

Vale a pena estudar em uma faculdade só para mulheres?

Larissa Gama e Nathália Santos, brasileiras que estudam no Bryn Mawr College, nos EUA, defendem que sim: "Você aprende que pode conseguir tudo o que quiser"

No Brasil não há instituições de ensino superior apenas para mulheres, mas nos Estados Unidos isso ainda existe. São aproximadamente 60 universidades só para mulheres no país dentre as mais de 4 mil para ambos os sexos.

A pergunta é: quais são os diferenciais dessas universidades, além do fato de não terem alunos homens? Vale a pena estudar em uma faculdade só para mulheres?

Para as brasileiras Larissa Gama e Nathália Santos, alunas do Bryn Mawr College, a resposta é sim: “É uma faculdade para empoderar mulheres, mas não excluí-las do convívio com homens”, diz Nathália. “Aqui o exemplo é feminino. Você vê mulheres em cargos de liderança o tempo todo que, quando você sair da graduação e chegar a sua vez de assumir um cargo mais importante, estará mais preparada, será algo mais natural!”, completa Larissa.

Segundo a Women’s College Coalition, as mulheres graduadas nessas instituições ganham, em média, 8 mil dólares a mais por ano do que as formadas em universidades para ambos os sexos. Além disso, é duas vezes mais provável que elas consigam um diploma de PhD e tenham sucesso em carreiras nas ciências, matemática e negócios (áreas tradicionalmente dominadas por homens).

“Women college é lugar para quem é mulher aprender que pode conseguir tudo o que quiser”, considera Nathália.

Direto de Bryn Mawr College, as meninas gravaram um vídeo especialmente para os leitores do Estudar Fora explicando mais detalhes dessa experiência. Confira:

*Crédito da foto: Arquivo pessoal da Larissa Gama

Leia também:
A história dos women’s colleges
“O que aprendi em um semestre em uma faculdade só para mulheres”

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas