//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduaçãoUniversità Bocconi: a escola de negócios do coração da Itália

Università Bocconi: a escola de negócios do coração da Itália

Priscila Bellini - 05/12/2016
Comentários:

Por Priscila Bellini

Nem só de programas de MBA nos Estados Unidos vivem os grandes nomes de negócios no mundo. Ainda que as universidades americanas sejam figuras carimbadas nos rankings de avaliação de instituições, há alternativas tão bem avaliadas quanto fora do roteiro tradicional. Um dos exemplos vem direto da Itália: a Università Commerciale Luigi Bocconi, localizada na cidade de Milão, está entre as 10 melhores escolas de negócios do mundo.

Para entender o sucesso de Bocconi, há tantos anos consolidada nos rankings internacionais, é preciso entender o que faz uma escola dessas subir às primeiras colocações. Uma boa instituição precisa reunir professores renomados, alunos tão bons quanto e, claro, uma estrutura educacional que permita aos estudantes crescer durante o curso. Um ponto de destaque em muitas escolas de negócios — que, de fato, compõe uma habilidade necessária no mundo do trabalho — está na estrutura das aulas, que privilegiam dinâmicas em grupo, em que o fator “teamwork” conta muito.

É uma instituição renomada, de primeira linha, com cursos voltados para a inovação e com uma abordagem estratégica

Bocconi ilustra bem tais elementos, desde sua fundação em 1902. Como o posicionamento oficial da instituição indica, a universidade foi construída e baseada “nos princípios do progresso econômico e social”. Oferecer aos candidatos oportunidades adaptadas aos desafios da carreira e de um cenário econômico diverso faz parte do que Bocconi idealiza.

Programas oferecidos

Apesar de oferecer cursos variados a nível de graduação, mestrado, MBA e doutorado, vale destacar áreas específicas que servem de carro-chefe da universidade italiana. Para os candidatos interessados em Economia, Finanças e Gestão, Bocconi é uma ótima pedida.

Essas avaliações positivas pesaram muito na decisão da brasileira Rosi Tinoco, especialista em gestão de alta performance e recursos humanos, que fez seu mestrado em Bocconi. “É uma instituição renomada, de primeira linha, com cursos voltados para a inovação e com uma abordagem estratégica”, resume.

Procurando uma instituição “sólida”, em que pudesse continuar os estudos e ter uma vivência internacional, Rosi deparou-se com a universidade, que fica no coração de Milão, um pólo de desenvolvimento na Itália. “Eu tinha formação em estatística e, na época, fui fazer o mestrado para dar mais ênfase no mundo empresarial. Queria aplicar os métodos quantitativos ao mundo empresarial e ter uma base melhor em estratégia e desenvolvimento de novos produtos”, explica.

Para quem deseja se aprofundar em áreas de pesquisa, Bocconi oferece dez centros com temáticas diversas, como “Management and Economics of Arts and Culture” e “Health and Social Care Management”.

Modelo de aulas

Há aulas mais expositivas em Bocconi, assim como matérias em que o debate serve de base durante os semestres todos. Mesmo nas aulas em que o professor guia a exposição da matéria, o engajamento dos alunos em aula conta. Em cursos da SDA Bocconi, a Escola de Gestão, estudantes têm uma carga pesada de leitura que serve de ponto de partida para discussões.

“Nós chegávamos com estudos de caso lidos e havia muito trabalho em equipe, muitas discussões em grupo. Ali a experiência de cada um fazia muita diferença, já que os alunos vinham de todos os lugares do mundo”, conta Rosi, que fez aulas na SDA e no mestrado regular, com matérias em marketing e desenvolvimento de produtos.

Application e ajuda financeira

A universidade dá muita importância ao histórico acadêmico do aluno, durante o processo de seleção. Entram na lista de exigências também os testes de idiomas, carta de motivação e avaliações padronizadas (SAT, ACT ou o Bocconi Test, formulado pela universidade).

Os candidatos que precisam de ajuda financeira podem contar com bolsas por necessidade financeira disponibilizadas pela instituição, após comprovação por meio de documentos sobre a condição familiar do candidato.

Também é possível obter bolsas de mérito, que contemplam todos os custos de anuidade (em torno de 11.500 euros), bem como acomodação gratuita no campus. Há ainda o Bocconi International Award, que oferece aos selecionados 50% do valor da anuidade.

Avaliações em rankings

– 10º Lugar na área de Negócios e Gestão, de acordo com o QS World University Ranking
– 11º Melhor Masters in Management, de acordo com o Financial Times
– 5º Lugar no Ranking Europeu e 17º Lugar no Mundial na área de Economics and Econometrics, segundo o QS Ranking.

Ex-alunos famosos da Bocconi

– Vittorio Colao, diretor executivo da Vodafone
– Mario Monti, primeiro-ministro italiano de 2011 a 2013, que também foi reitor e presidente da Università Luigi Bocconi.

 

Leia também:
Bolsas integrais para Graduação e Mestrado na Itália
Empresa italiana oferece bolsa para mestrado em café
Estágio e estudo na Itália: brasileiro conta sua experiência

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados