InícioGraduaçãoUniversidade de Queensland: opção de qualidade na Austrália

Universidade de Queensland: opção de qualidade na Austrália

Lecticia Maggi - 23/07/2015
Comentários:

Por Lecticia Maggi

A Austrália está entre os 5 países mais procurados por estudantes que desejam passar uma temporada no exterior para melhorar o inglês. Não é à toa: a ilha tem o 2º maior IDH do planeta (atrás apenas da Noruega), possui mais de 500 parques nacionais, praias estonteantes e clima parecido com o brasileiro.

Mais de 70% da população está satisfeita com a qualidade da educação no país – que é o 12º que mais gasta na área. Com mais de 1.200 instituições de ensino e 22 mil cursos, o país é uma boa opção para quem quer estudar e se divertir.

Quem pretende fazer um curso de graduação ou de pós não pode deixar de pesquisar sobre a Universidade de Queesland, localizada em Brisbaine, capital do estado de Queensland e terceira maior cidade australiana.

Fundada em 1910, a universidade está entre as 70 melhores do mundo, segundo o ranking 2015 da publicação britânica Times Higher Education (THE). Apenas para comparação, a USP, a brasileira mais bem posicionada da lista, não está sequer entre as 200 primeiras.

Reconhecida por sua reputação internacional, a Universidade de Queensland é uma das fundadoras do Group of Eight (grupo que reúne as oito universidades mais prestigiadas do país) e também participa ativamente da Universitas 21 (rede internacional de universidades comprometidas com pesquisa e desenvolvimento acadêmico).

universidade de queensland 2

 

Áreas de estudo e processo seletivo – A instituição tem mais de 40.000 alunos, incluindo cerca de 8.700 estudantes internacionais vindos de 100 países. Há opções de cursos de graduação e pós nas áreas de Negócios, Direito, Engenharia, Agricultura, Saúde e Humanas, entre outras.

Diferentemente dos Estados Unidos, que exigem dos alunos a realização de uma prova, envio de redações e cartas de recomendação, o processo seletivo para ingresso na UQ é bem mais simples: o candidato precisa submeter sua nota no TOEFL ou IELTS, preencher fichas onde tem a possibilidade de destacar seus méritos acadêmicos (prêmios, medalhas em olimpíadas do conhecimento…) e enviar seu histórico escolar.

Custo – Estudar na Austrália não é barato: um ano de curso na UQ gira em torno de US$ 38.000, sem contar com os gastos para viver no país (alimentação, moradia, etc). Mas tanto a universidade como o próprio governo australiano oferecem bolsas de estudos para alunos internacionais: UQ Scholarship for International Students, Australian Government Scholarship, UQ Research Higher Degree Scholarship (apenas para pós).

Quer saber mais? Entre em contato com a LAE (Latino Australian Education), organização que oferece gratuitamente orientações sobre escolha do destino e da escola para seus estudos no exterior.

Acesse o site da Universidade de Queensland

Assista a seguir um vídeo de apresentação da universidade:

Leia também:
Veja 40 curiosidades sobre a Austrália
Especial: bolsas de estudos no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados