InícioBolsas de EstudoBolsas de 100% na Universidade de Bologna, onde estudaram Umberto Eco, Copérnico...

Bolsas de 100% na Universidade de Bologna, onde estudaram Umberto Eco, Copérnico e 2 Papas

Gustavo Sumares - 23/02/2022
Comentários:

A quase milenar Universidade de Bologna, fundada em 1088, abriu as inscrições para a edição de 2022 do programa de bolsas de estudo para estudantes de graduação e mestrado internacionais. São oferecidas duas modalidades de bolsas, uma contempla 100% dos custos da mensalidade e outra oferece um subsídio anual de €11,000 para graduação e €11.059 para mestrado.

A Universidade de Bologna, apelidada de Unibo, é pública e a segunda melhor instituição de ensino superior da Itália. Ela é a mais antiga universidade do ocidente e considerada e a mais antiga do mundo em operação contínua. Pela instituição passaram figuras, como o astrônomo Nicolau Copérnico, o escritor Umberto Eco, os diretores de cinema Pier Paolo Pasolini e Michelângelo Antonioni, o filósofo Erasmus de Rotterdã e dois Papas, Gregório XIII e Gregório XV.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Os programas oferecidos são os chamados First Cycle, equivalente à graduação, o Second Cycle, ou mestrado, e o Single Cycle, uma espécie de graduação e mestrado integrado. As bolsas são distribuídas de acordo com a nota obtida em testes internacionais padronizados, como o SAT, GRE ou TOLC.

A Unibo conta com mais de 200 programas, divididos em 31 departamentos e 5 Escolas. Além de estar quase completando um milênio de existência, ela também possui um dos maiores corpo discente e conta com 85 mil estudantes.

Como se inscrever nas bolsas para a Universidade de Bologna

Para concorrer a uma das bolsas, o estudante deve enviar os documentos de conclusão de graduação, para os candidatos ao Second Cycle (mestrado), e de ensino médio, para quem deseja realizar o First (graduação) ou Single Cycle (graduação e mestrado integrado). Alunos que concluirão a etapa de formação exigida antes do curso começar também podem se inscrever. Além disso, a Unibo exige apresentação da nota obtida em um dos exames: SAT, GRE ou TOLC.

Leia também: SAT será digital e com menos tempo de prova a partir de 2023: o que muda e como se preparar?

Os inscritos também devem ter, no máximo, 30 anos de idade e ter realizado toda a formação fora da Itália. Na edição deste ano, serão oferecidas cerca de 6 bolsas de estudo para alunos de graduação e mais de 15 para o mestrado.

Mais informações sobre o programa de bolsas da Universidade de Bologna neste link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever através deste link (disponível aqui) até o dia 31 de março.

Leia também:
Conheça o SAT EUA – A Versão Americana do ENEM
GRE: Tudo sobre o exame de admissão ao mestrado

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados