InícioColunistasToefl: O começo!

Toefl: O começo!

Ana Virgínia Kesselring - 06/08/2013
Comentários:

Por Ana Virginia Kesselring  – diretora da Virginia Center School

Conhecer uma nova cultura, aprimorar o inglês e ainda obter um diploma de curso superior ou um mestrado é o sonho de muitos brasileiros que desejam Estudar Fora. E o fato de não ter que estudar para várias disciplinas das áreas de exatas, humanas e biológicas, como exigido pelos vestibulares nacionais, não significa que o candidato a uma vaga em uma universidade fora do Brasil não precise se dedicar, e muito, para ser aprovado.

Dentro dessa preparação, um dos testes exigidos para estudantes internacionais é  o TOEFL (Test of English as a Foreign Language). O TOEFL visa verificar a fluência do candidato na língua inglesa e é realizado pela internet em um centro aplicador. Divide-se em quatro seções: speaking (fluência oral), listening (compreensão oral), writing (redação) e reading comprehension (compreensão de texto).

Cada uma das habilidades vale 30 pontos de um total de 120 pontos. Não existe passar ou não passar no TOEFL, mas, sim, atingir a nota mínima exigida pela instituição que você quer estudar.

Muita gente me procura para saber se vai passar no TOEFL mas não sabe qual é a nota que precisa atingir. É importante ressaltar que a nota mínima exigida por universidades americanas é 61. Universidades com o nível acadêmico forte pedem notas acima de 80 ou até bem mais altas.  O programa Ciência sem Fronteiras recentemente baixou sua exigência mínima de 72 para 42 pontos no TOEFL. Mas isso não quer dizer que você será aprovado em uma faculdade americana com esta nota. As melhores universidades, alguns mestrados e doutorados chegam a pedir mais que 100 pontos.  Já Community Colleges e Junior Colleges poderão aceitá-lo com notas menores que 61, mas universidades não.

E o que você deve fazer para atingir esta nota ? No mínimo, você deve ter um inglês intermediário e a partir daí aprimorá-lo para mostrar tudo o que você sabe no teste.

O TOEFL é um teste bem diferenciado, pois, além de ser realizado pela internet, no computador em um centro aplicador, ele também mescla as habilidades de leitura e compreensão oral com as de fluência oral e escrita, o que torna sua preparação também diferenciada.

É importante que você realize um planejamento de datas de testes para que você possa se organizar e estudar de maneira bastante focada, como se fosse um vestibular, incluindo todos os testes que precisa para Estudar Fora.

Algumas pessoas consideram o TOEFL como um dos testes mais simples para quem quer Estudar Fora, porém, podemos dizer que ele é bastante elaborado e necessita de uma preparação específica. Além disso, sem ele você não será aceito em quase nenhuma universidade, seja você um aluno regular ou um atleta pleiteando uma bolsa de estudos. O TOEFL é um dos pré-requisitos mais importante deles para você, brasileiro. Existem algumas poucas exceções, e uma delas é Harvard: eles consideram a sua nota do SAT como a mais importante e descartam o TOEFL.

Por isso lembre-se da importância do exame. Concentre-se (ele exige preparação e concentração), estude e tire a melhor nota que conseguir !

Inscrição

Sugiro que você faça a inscrição para dois testes TOEFL, com o espaço de 30 a 45 dias entre eles.

Se você tem até o nível intermediário de inglês, comece a estudar pelo menos 6 meses antes. Se o seu nível é acima do intermediário, a sua preparação pode durar até 6 meses, porém, nas duas situações, você não deve parar a sua preparação após a realização do primeiro teste – continue estudando entre o primeiro e o segundo teste.  Esta dica é uma das mais importantes! Isso porque na primeira vez prestando o teste, você irá encontrar um fator surpresa, que é conhecer o centro aplicador e as ferramentas do sistema utilizadas no TOEFL. E na segunda vez, você estará aquecido e tudo será mais fácil.

O site oficial para inscrição no TOEFL é www.toefl.org.

Considerações finais
Cabe ressaltar que quem quer Estudar Fora, mas ainda está cursando o Ensino Médio, deve continuar se empenhando, pois boas notas são importantes para a admissão. Além disso, o envolvimento com atividades extracurriculares, como esportes e música, bem como trabalhos voluntários e o potencial de liderança de cada candidato, também contam pontos na avaliação geral por parte da universidade pretendida.

_____________________________________________________________________

Ana Virginia Kesselring – Colunista sobre o TOEFL e orientação para exames de proficiência em idiomas 

F_ AZUL_0001Ana Virginia Kesselring é administradora de empresas com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. É diretora e proprietária da Virginia Center School, uma instituição de ensino de idiomas diferenciado que prepara para o TOEFL, SAT, GRE e TOIEC. Ana Virginia tem 15 anos de experiência no ensino de idiomas, e é especializada na preparação de jovens e adultos para obtenção de certificação em inglês e espanhol, seja para quem deseja cursar uma universidade ou para profissionais que pretendem cursar um mestrado em outro país. Contato: [email protected]

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Virgínia Kesselring
Ana Virginia Kesselring, Diretora e Fundadora da Virginia Center School, é College Counselor Certificada pela Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) e Psicopedagoga especialista em preparação para estudar fora e em exames internacionais como o SAT, ACT, TOEFL, IELTS, GRE, GMAT e Duolingo English Test.

Artigos relacionados