//username of moderater
Fundação Estudar
InícioUniversidadesSaiba quais são as melhores universidades da América do Sul

Saiba quais são as melhores universidades da América do Sul

Gustavo Sumares - 21/09/2020
Comentários:

Com a descalorização do real, viajar para os EUA e para a Europa fica bem mais caro. Isso não significa, no entanto, que estudar fora se torna um sonho impossível. A América do Sul é uma região que oferece não apenas uma variedade de culturas e paisagens diferentes para se conhecer, mas também excelentes opções de ensino superior. Por isso, vamos falar a seguir das melhores universidades da América do Sul!

Muitas das melhores escolas da região ficam no Brasil. Algumas, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já chegaram até mesmo a ocupar as primeiras posições das listas. Atualmente, porém, há outras instituições de ensino superior no topo do pódio dos principais rankings.

Listamos as melhores universidades da América do Sul neste ranking porque já temos outro post dedicado às melhores universidades da América Latina. Essencialmente, a diferença entre os dois é a exclusão do México. O país tem instituições muito respeitáveis, como a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e o Instituto Tecnológico Federal de Monterrey, que obviamente não aparecem aqui. A ausência delas, no entanto, dá espaço para outras escolas de destaque.

Como fizemos?

Para montar a lista abaixo, usamos como referência o QS World University Rankings de 2021. Trata-se de um dos principais rankings universitários, que usamos bastante no Estudar Fora como referência tanto para as melhores universidades de cada região quanto para as melhores em cada área de ensino e pesquisa.

Do ranking global, listamos abaixo as 10 universidades sul-americanas melhor colocadas, com as informações básicas que o ranking oferece sobre elas. Fizemos isso porque embora a instituição tenha um ranking específico para a América Latina, ele está na edição de 2020 ainda, enquanto o ranking global já está em 2021.

Também analisamos o Latin America University Rankings 2020 da Times Higher Education (THE). Trata-se de um ranking separado do ranking global da THE. Não é muito claro quais são os critérios específicos que a organização usa para montar esse ranking, mas ele é distinto de seu ranking global. Como resultado, algumas universidades melhor colocadas no ranking global acabam ficando, na lista regional, atrás de outras pior colocadas.

Como você verá, há bastante discrepância entre o Top 10 de cada um desses rankings. Por isso, apresentamos cada lista separadamente. Confira:

As 10 melhores universidades da América do Sul

QS Wolrd University Rankings 2021

1 – Universidad de Buenos Aires (UBA) – Argentina

117.449 estudantes, 29.519 estudantes internacionais, número 66 no ranking global

A UBA sempre aparece entre as melhores universidades da América do Sul, e não à toa. Suas qualidades de ensino e pesquisa fazem dela a única da região a figurar entre as 100 primeiras posiições no ranking global. E um grande diferencial dela é que, se você é brasileiro, pode estudar lá de graça e sem vestibular! Saiba aqui mais sobre ela.

2 – Universidade de São Paulo (USP) – Brasil

65.582 estudantes, 1.858 estudantes internacionais, número 115 no ranking global

A USP costuma ser a principal universidade a respeitar o Brasil nos rankings internacionais. Mesmo assim, ela ficou fora dos 100 primeiros lugares do ranking global da QS (ainda que por pouco). Ainda assim, ela se posiciona extremamente bem em algumas disciplinas. Em Odontologia, por exemplo, a QS coloca a USP como a 18ª melhor universidade do mundo; em Engenharia de Petróleo, ela fica em 30º.

3 – Pontificia Universidad Católica de Chile – Chile

29.249 estudantes, 1.063 estudantes internacionais, número 121 no ranking global

Popularmente chamada de “PUC do Chile”, a Pontificia Universidad de Chile é apenas uma das “PUCs” que aparecem nos rankings, e no ranking global mais recente ela ficou apenas 6 posições atrás da USP. Além dela, também é comum que a PUC da Argentina se posicione bem em listas desse tipo. Mas no ranking da QS focado na América Latina, é a PUC do Chile que ocupa a primeira posição.

4 – Universidad de Chile – Chile

36.433 estudantes, 2.269 estudantes internacionais, número 180 no ranking global

Fundada em 1857, a Universidad de Chile é uma das mais antigas e prestigiosas do país. Ela fica atrás da PUC de Chile neste ranking, mas tem mais alunos que ela, e alguns de seus cursos são melhor posicionados também. Em Engenharia de Minas, por exemplo, ela fica em 9º lugar do mundo, na avaliação da QS.

5 – Universidad de Los Andes – Colômbia

15.280 estudantes, 340 estudantes internacionais, número 227 no ranking global

Primeira universidade colombiana a aparecer no ranking global, a Universidad de los Andes fica em Bogotá — e, olhando no mapa, ela realmente parece bem próxima da cordilheira. Também no ranking da THE, ela é a principal representante do país no ensino superior internacional. Em termos acadêmicos, o destaque da instituição é em Estudos de Desenvolvimento, área na qual a QS coloca-a no 36º lugar.

6 – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Brasil

28.206 estudantes, 962 estudantes internacionais, número 233 no ranking global

7- Universidad Nacional de Colombia – Colômbia

53.367 estudantes, 333 estudantes internacionais, número 259 no ranking global

8 – Pontificia Universidad Católica de Argentina – Argentina

17.193 estudantes, 1.496 estudantes internacionais, número 326 no ranking global

9 – Universidad de Palermo – Argentina

5.879 estudantes, 2.217 estudantes internacionais, número 377 no ranking global

10 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil

60.283 estudantes, 846 estudantes internacionais, número 380 no ranking global

 

Times Higher Education (THE) Latin America University Rankings 2020

1 – Pontificia Universidad Católica de Chile – Chile

29.071 estudantes, 7% de estudantes internacionais, 501-600 no ranking global

Fundada em 1888, a PUC do Chile é considerada pela THE a melhor universidade da América Latina — ainda que a USP fique à frente dela no ranking global. Na sua pontuação, a THE destaca sua boa relação com a indústria e o mercado, assim como seus esforços de internacionalização. O número de citações científicas à universidade, segundo a THE, também vem subindo desde 2012.

2 – Universidade de São Paulo (USP) – Brasil

82.961 estudantes, 4% de estudantes internacionais, 201-250 no ranking global

A USP, segunda melhor colocada entre as universidades da América do Sul no ranking global da QS, também aparece na segunda posição aqui. E isso apesar de que, no ranking global da própria THE, ela também fica melhor que a PUC do Chile. O principal ponto positivo para a USP, no entanto, é no ranking de impacto da THE. Trata-se de uma avaliação que a organização faz para listar as instituições que mais contribuem para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. E nesse ranking, a USP fica em 14º lugar no mundo.

3 – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Brasil

29.082 estudantes, 3% de estudantes internacionais, 401-500 no ranking global

Segunda das sete universidades brasileiras, a Unicamp se destaca no ranking da THE por sua relação com o mercado e suas qualidades de ensino e pesquisa. Assim como a USP, ela também fica à frente da PUC do Chile no ranking global da THE. Outro ponto positivo dela é no ranking de “universidades jovens” da organização, que avalia escolas com até 50 anos de existência. Em 2016 (último ano em que a Unicamp foi elegível), ela ficou na 61ª posição.

4 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil

43.833 estudantes, 2% de estudantes internacionais, 601-800 no ranking global

Via de regra, a Unifesp é a universidade federal brasileira que aparece primeiro nos rankings internacionais — às vezes ela é substituída pela UFRJ também. Nesse caso, no entanto, a UFMG empatou com ela: as duas ocupam, juntas, a quarta posição na lista. Dentro dos critérios usados nas avaliações da THE, a escola mineira se destaca principalmente na relação com o mercado e na internacionalização.

4 (empatado) – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Brasil

14.526 estudantes, 1% de estudantes internacionais, 601-800 no ranking global

A Unifesp, que ocupa a quarta posição dentre as melhores universidades da América do Sul junto com a UFMG, fica atrás em termos de relação com o mercado e internacionalização. De fato, com apenas 1% de estudantes internacionais, ela é a que menos tem estrangeiros em seu corpo discente. Mas ela se destaca, nos critérios de avaliação usados pela THE, justamente nas áreas de ensino e pesquisa.

6 – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Brasil

14.999 estudantes, 4% de estudantes internacionais, 601-800 no ranking global

7 – Universidad de Chile – Chile

36.433 estudantes, 6% de estudantes internacionais, 801-1000 no ranking global

8 – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Brasil

38.362 estudantes, 3% de estudantes internacionais, 601-800 no ranking global

9 – Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) – Brasil

38.877 estudantes, 3% de estudantes internacionais, 801-1000 no ranking global

10 – Universidad de Los Andes – Colômbia

15.280 estudantes, 2% de estudantes internacionais, 801-1000 no ranking global

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados