Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

11.07.14

Reitora de Harvard dá dicas para quem quer ser aprovado na universidade

Reitora de Harvard dá dicas para quem quer ser aprovado na universidade

"Currículo extenso não é o mais mais importante", afirma Drew Faust. Saiba mais!

Quer ser aprovado em Harvard, a mais prestigiada universidade do mundo? Então, seja interessante. É essa a principal dica da reitora da instituição, Drew Gilpin Faust, para os alunos que sonham com uma vaga.

A declaração de Drew foi dada durante participação no Aspen Ideias Festival, que ocorre anualmente nos Estados Unidos, e publicada pelo portal Business Insider. Para quem acha que excelentes notas na escola e um currículo recheado de atividades extra-curriculares é a chave do sucesso, a reitora joga um balde de água fria: “Poderíamos preencher nossas salas duas vezes apenas com os alunos de melhores notas no ensino médio”.

Drew encorajou as crianças e adolescentes a perseguirem suas paixões como uma forma de desenvolverem uma personalidade interessante. Isso conta muito mais pontos aos olhos dos admissions officers — profissionais responsáveis pela seleção dos alunos — de Harvard, do que um currículo com diversas atividades que não representam muito para os estudantes. Ou seja, estariam ali apenas para “fazer volume”.

Segundo ela, a universidade presta muita atenção em itens intangíveis sobre os candidatos, descritos nas redações (essays) e em cartas de recomendação, para decidir quem fará parte dos 5.9% de aprovados.

Drew Faust também divulgou outra novidade sobre Harvard: segundo ela, 60% dos alunos de graduação hoje recebem algum tipo de auxílio financeiro da instituição. Apesar do custo anual de US$ 60 mil, a maior parte dos estudantes paga, em média, US$ 12 mil, incluindo os custos com moradia e alimentação.

As declarações de Drew Faust apontam uma nova tendência nas universidades de elite: a admissão de alunos com os mais variados backgrounds acadêmicos e sociais e o compromisso de tornar a experiência universitária acessível a eles.

 

Leia também:
Sobre becas e canudos: saiba como foi a 363ª formatura de Harvard
Alexandre: de Petrolina para Harvard

Entenda o processo de seleção para universidades no exterior

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas