//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduaçãoEsta regra da busca de emprego vale também para quem quer estudar...

Esta regra da busca de emprego vale também para quem quer estudar fora

Exame.com - 26/10/2018
Comentários:

Se você deseja estudar no exterior, uma etapa muito importante para conquistar uma vaga disputada nas universidades ou para um bolsa de estudo é a apresentação de sua experiência acadêmica e profissional.

No segundo episódio da websérie “O que você precisa fazer para estudar fora?”, parceria entre o site EXAME e o Estudar Fora, a apresentadora Flora Damin tira todas as dúvidas sobre o histórico escolar e o currículo.

Para se candidatar, os institutos de ensino podem pedir um desses ou os dois para comprovar as experiências e o perfil de seus possíveis futuros alunos.

Aqui, vale muito do que já é regra no mercado de trabalho e na procura por emprego: mostrar para o selecionador o que é mais relevante sobre sua experiência.

“O currículo visa muito mostrar suas experiências profissionais e extracurriculares. Em muitos dos sites das universidades, isso é feito em formato de formulário, então você não precisa se preocupar com formatação”, conta Flora.

O foco deve ser em escrever conquistas, não esquecendo informações sobre sua formação, prêmios e reconhecimentos, atividades extracurriculares, lugares e funções pelas quais já passou e habilidades técnicas. Sempre lembrando da relevância para a universidade, área e curso que você escolheu estudar.

E tome cuidado: do mesmo jeito que ocorre na seleção para uma vaga de emprego, erros de gramática são mal vistos pelos selecionadores.

Segundo Flora, caso o currículo não seja entregue por meio de formulário, passam a valer as boas práticas para a composição do documento entregue a recrutadores. Para saber mais sobre o modelo tradicional e suas formatação, veja o infográfico sobre o currículo perfeito, os 12 modelos para download gratuito e as tendências para o documento.

Assista ao vídeo para um guia completo sobre o histórico e currículo:

O primeiro episódio da websérie abordou o passo mais importante na hora de planejar os estudos fora do país: o dinheiro. Confira o vídeo para entender tudo sobre bolsas de estudo e outras formas de financiar o curso.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Exame.com
Exame.com
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados