//username of moderater
Fundação Estudar
InícioIntercâmbioQuer fazer intercâmbio na Irlanda? Veja 3 pontos para escolher esse destino!

Quer fazer intercâmbio na Irlanda? Veja 3 pontos para escolher esse destino!

Gustavo Sumares - 26/09/2019
Comentários:

Com o povo nativo conhecido como os “brasileiros da Europa” por conta de sua animação, hospitalidade e tradição festiva, a Irlanda é o segundo país com a maior população de ruivos e também a terra dos duendes! Uma pesquisa conduzida pela rede de intercâmbio World Study aponta que a pátria é também um dos destinos mais procurados na hora do intercâmbio.

A localização geográfica da Irlanda também é um ponto super positivo para quem está pensando em, além de estudar, viajar muito e conhecer outros países ao redor do mundo durante o intercâmbio. É possível encontrar voos com preços promocionais saindo da capital Dublin para destinos como França, Portugal, Espanha, Inglaterra e outros lugares muito tradicionais na Europa.

Leia também: Intercâmbio na Irlanda: Tudo que você precisa saber antes de embarcar 

Se isso te anima, e estudar fora é uma de suas metas para o ano que vem, confira a seguir algumas dicas que podem te influenciar a escolher a Irlanda:

O custo de vida não é alto!

Claro que estamos falando de um país europeu, em que a moeda oficial é uma das mais valorizadas do mundo, mas ainda sim o custo de vida consegue ser bem inferior em relação a outros destinos tão famosos quanto esse. Morar com qualidade em território irlandês chega a ser mais barato do que viver no Brasil, dá para acreditar?

Esse quesito fica ainda mais completo em função da sua posição estratégica no continente. Ou seja, se estabelecer por lá é ter uma porta aberta para visitar e turistar os vizinhos.

É possível trabalhar durante o intercâmbio

Esse é um ponto importante para a sustentabilidade da estadia. Além do custo de vida que já ser mais baixo do que em outros destinos, você ainda pode trabalhar para engordar a conta bancária e deixar o cenário cada vez melhor.

Além disso, essa é uma ótima alternativa para quem deseja ter experiências diferentes durante o intercâmbio e não tem grandes reservas financeiras. Esse é um dos poucos destinos que permite isso.

De acordo com as regras atuais do país, o intercambista que possuir o visto Stamp 2, que é válido por 8 meses, pode trabalhar em vagas de meio período (20 horas semanais) durante os estudos e em período integral (40 horas semanais) nas férias que abrangem de maio à agosto e o mês de dezembro.

Lembre-se do inglês!

Como idioma oficial do país, o inglês é um fator determinante para o sucesso acadêmico, já que propicia o entendimento das aulas, a realização das tarefas e a comunicação e o relacionamento com colegas e professores. Por isso, quanto melhor preparado o aluno estiver, maiores são as chances de ingressar em uma universidade local.

Já no processo seletivo é importante a comprovação da proficiência no idioma. Para isso, são requeridos os certificados internacionais emitidos por organizações isentas que trabalham com padrões alinhados ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR). O nível C1 é um dos mais solicitados. É o caso da Trinity College Dublin, que figura no ranking das melhores universidades do mundo conduzido pelo Times Higher Education e que é apenas uma das instituições que reconhece o certificado C1 Advanced de Cambridge Assessment English. Outros exemplos são o Dublin Institute of Techonology, a University College Dublin e a University of Limerick.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados