//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduaçãoQuem deve considerar uma graduação no exterior?

Quem deve considerar uma graduação no exterior?

Lecticia Maggi - 07/01/2015
Comentários:

Há estudantes que aproveitam melhor uma experiência internacional do que outros. Isso é inquestionável. O site americano U.S News and World Report listou algumas características que fazem com que os estudantes sejam mais bem sucedidos ao estudar fora. Veja se você é um deles:

1. Possui interesse em outras culturas

Escolas internacionais possibilitam ao aluno passar anos imerso em uma nova cultura. Se você for estudar na Europa, provavelmente, terá a oportunidade de conhecer várias nações. Lá, é póssível viajar entre os países com relativa facilidade. Além disso, você não ganhará conhecimento somente de outras culturas, mas também de outras línguas.

2. Não tem medo de correr riscos

Estudar em um país de cultura diferente e onde não se conhece ninguém pode ser bastante desafiador. Mas isso também irá contar pontos para você. Em uma sociedade cada vez mais globalizada, ter experiência internacional e ser capaz de falar mais de uma língua é uma grande vantagem na busca pelas melhores vagas de trabalho.

O simples fato de ter morado fora demonstrará ao empregador que você é uma pessoa que não tem medo de correr riscos, gosta de novos desafios e de sair da sua zona de conforto.

3. Sente-se confortável com estruturas acadêmicas diferentes

Além de localização e tamanho, é fundamental pesquisar sobre a forma de ensino adotada na sua escola de interesse. Algumas insituições utilizam o método de “study case” (estudo de casos reais); outras concentram-se em aulas mais teóricas. Pense, por exemplo, em como você se sentiria se a maior parte da sua aprendizagem fosse feita de forma solitária, por meio de leituras independentes. É preciso certificar-se de que o estilo de ensino da faculdade corresponde à forma como você gostaria de aprender e que você se sentirá confortável com ele!

Além disso,é necessário refletir também que tipo de mudança você está disposto a fazer: para aqueles que só querem uma mudança “moderada” estudar nos Estados Unidos pode ser uma opção melhor do que em algum país da Ásia, por exemplo.

Leia também:
Vídeo: como escolher sua faculdade no exterior
Guia de primeiros passos para Estudar Fora
Entenda o processo de seleção para universidades no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados