InícioBolsas de EstudoAté 14 de abril! Inscreva-se no Programa de Bolsas Líderes Estudar 2024

Até 14 de abril! Inscreva-se no Programa de Bolsas Líderes Estudar 2024

Mariane Roccelo - 15/03/2024
Comentários:

A edição 2024 do Programa Líderes Estudar, maior programa de bolsas de estudo do Brasil, está com inscrições abertas. Organizado pela Fundação Estudar, o objetivo da iniciativa é apoiar, reunir e desenvolver jovens de todo o país que desejam gerar transformações positivas no Brasil nos mais diversos setores. Inscreva-se até 14 de abril!

Inscreva-se para o Programa de Bolsas Líderes Estudar 2024

Além das bolsas de estudo, que podem chegar a 95% dos custos da formação em universidades brasileiras e internacionais, os benefícios do programa incluem mentoria, networking e acesso a uma rede de líderes. 

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas 

Sobre o Programa Líderes Estudar

Desde 1991, o programa já formou 813 Líderes Estudar, dos quais muitos hoje são referências em áreas, como Empreendedorismo, Negócios, Tecnologia, Gestão Pública, Ciência e Medicina.

Além das bolsas de estudo, os selecionados entram para uma rede de líderes transformadores que auxiliam para que outros jovens também sigam seus sonhos e trabalhem para melhorar o mundo ao seu redor.

Entre os principais benefícios do programa, estão:

  • Bolsa de estudos: Apoio financeiro para cobrir o pagamento do curso e despesas de manunteção, como moradia, alimentação, transporte e livros.
  • Acesso à Comunidade de Líderes Estudar: Faça parte de uma rede de apoio em estudo e carreira formada por grandes talentos brasileiros.
  • Mentorias com experts: Acelere a sua carreira com a ajuda de quem já trilhou o caminho que você quer percorrer
  • Eventos exclusivos de conexão e desenvolvimento: Participe de eventos exclusivos para a rede da Fundação Estudar

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Principais dúvidas sobre o Programa Líderes Estudar 2024

1. Qual é o prazo para a realização das inscrições?

As inscrições para o Programa de Bolsas Líderes Estudar estarão abertas até 14 de abril de 2024.

2. As etapas das inscrições são eliminatórias?

Sim. O processo de seleção para o programa conta com 4 etapas consecutivas e eliminatórias. São elas:

Inscrição: Preenchimento de testes de perfil e de lógica, trajetória e envio de um vídeo.
Entrevista de Competências: Entrevista individual com avaliador(a) para conhecer a trajetória e resultados dos candidatos.
Painel com ex-bolsistas: Entrevista conduzida por ex-bolsinhas de 4 ou mais candidatos no grupo para aprofundamento da trajetória.
Entrevista final: Entrevista conduzida pelo Conselho da Fundação Estudar para aprofundamento da trajetória.

3. Qual a diferença entre o Programa de Líderes Estudar e o Tech Fellow?

Os dois programas são bem parecidos, tanto em relação aos benefícios dos bolsistas quanto ao processo seletivo. Entretanto, o Programa Líderes Estudar é voltado para estudantes de todas as áreas, enquanto o Tech Felow é apenas para estudantes de tecnologia/computação. 

Além disso, em relação ao processo seletivo, o Líderes Estudar prioriza bolsistas que tenham um objetivo de geração de impacto bem definido, competências interpessoais e técnicas fora da curva, já o Tech Fellow foca em conquistas e habilidades dos candidatos na área de tecnologia. 

Neste link (disponível aqui), você encontra mais informações sobre o Tech Fellow. Neste momento, as inscrições para a próxima edição do programa ainda não estão abertas. 

Leia também: 10 dicas de filmagem para quem precisa gravar um vídeo de apresentação

4. Quem já se inscreveu para o programa mas não conseguiu a bolsa, pode tentar novamente?

Sim. O candidato pode se inscrever desde que ainda atenda os requisitos, independente de já ter tentado o processo anteriormente.

5. Para se inscrever é necessário pagar alguma taxa?

Sim. O valor da taxa de inscrição é de 75 reais para os programas de graduação e 150 reais para os programas de pós-graduação.

Os candidatos que não tiverem condições de pagar a taxa de participação podem fazer o pedido de isenção durante o processo de inscrição. Todos os pedidos passam por um cuidadoso processo de avaliação.

6. Quais são os critérios/ pré-requisitos para participar?

Para participar do Programa de Bolsas Líderes Estudar os pré-requisitos são:

  • Ser brasileiro ou brasileira de até 34 anos
  • Apresentar excelência acadêmica
  • Estar em processo de aceitação, matriculado ou cursando o ensino superior em uma das quatro categorias de bolsa:
    – Graduação completa no Brasil
    – Intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior
    – Graduação completa no exterior
    – Pós-graduação no exterior

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA O LÍDERES ESTUDAR

Conheça a turma 2023 de Líderes Estudar

Sobre a Fundação Estudar

A Fundação Estudar contribui para a formação das futuras lideranças transformadoras do Brasil por meio do estímulo à experiência acadêmica de excelência e do apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Em 2021, a organização completou 30 anos e realizou uma série de eventos de comemoração que incluíram aulas com professores de Harvard, Oxford e Stanford.

Quer estudar fora mas não sabe como chegar lá?

Conheça o Prep Program, a iniciativa da Fundação Estudar que oferece uma preparação completa e gratuita para jovens que estão finalizando o ensino médio e buscam fazer uma graduação no exterior. As pré-inscrições para a edição 2024 já estão abertas! Conheça todos os requisitos e faça sua pré-inscrição.

E se você não se encaixa nos pré-requisitos do Prep Program, a Fundação Estudar também oferece dois cursos preparatórios online gratuitos: O Prep Graduação e Prep Pós-Graduação. Para começar, basta escolher qual dos cursos faz mais sentido para você e fazer sua inscrição gratuita.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados