InícioBolsas de EstudoBiologia e SaúdePrograma de bolsas para mulheres em ciência e tecnologia abre inscrições

Programa de bolsas para mulheres em ciência e tecnologia abre inscrições

Marcela Marcos - 09/10/2018
Comentários:

Não é difícil imaginar os obstáculos que as mulheres ainda encontram ao decidir ingressar, na universidade, em cursos que se encaixam na sigla STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na versão em inglês). Por isso, é importante que as interessadas nessas áreas sejam reconhecidas com bolsas que contribuem para aumentar a representatividade feminina, e uma delas é a do programa Science Ambassador.

Lançada pelo Cards Against Humanity, a iniciativa está com inscrições abertas até o dia 11 de dezembro. O auxílio cobre os gastos com anuidade em universidades dos EUA para alunas que já estejam na graduação ou no último ano do Ensino Médio, às vésperas da application. A única exigência para concorrer à bolsa é de que a estudante faça o curso completo voltado a uma área que se encaixe na sigla STEM.

Como concorrer à Science Ambassador

Para se candidatar, a aluna interessada precisa enviar um vídeo de até três minutos, explicando de forma simples e didática um conceito da área. É bom notar que não se trata de um personal statement. O objetivo é imaginar que você está ensinando o conceito em uma sala de aula.

No vídeo, também deve ficar clara a paixão pelo tema escolhido. Isso, aliás, é mais importante do que incluir efeitos de edição, que não serão julgados. O assunto não precisa ser o tema de pesquisa da candidata: basta que seja um tópico pelo qual ela tenha muito interesse.

O conteúdo deve ser postado no YouTube e marcado como “público”. Para ter uma ideia do formato, basta acessar exemplos das finalistas de anos anteriores.

Divulgação das aprovadas

Uma vez que a application é submetida, as candidatas recebem um e-mail que permite fazer ajustes no material enviado – desde que não ultrapassem o prazo final, de 11/12.

As finalistas serão contatadas para enviar documentos adicionais no final de fevereiro de 2019. O resultado defiitivo será anunciado em abril.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados