InícioBolsas de Estudo36 organizações que dão apoio financeiro para estudar fora

36 organizações que dão apoio financeiro para estudar fora

Redação do Estudar Fora - 21/07/2023
Comentários:

Nem sempre é fácil tirar do papel o sonho de estudar no exterior. Para te ajudar nessa jornada, o Estudar Fora separou uma lista de organizações que dão bolsas para estudar fora. Além das bolsas, algumas dessas organizações também oferecem orientação ou preparação.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Confira a lista:

Organizações que dão bolsas para estudar fora:

1. Fundação Estudar

A Fundação Estudar oferece oportunidades para estudantes de graduação e pós-graduação e conta com o maior programa de bolsas de estudo do Brasil, o Programa Líderes Estudar. A iniciativa está inscrições abertas para a edição 2024 até 07/04/24. Desde 1991, o programa já formou mais de 800 Líderes Estudar, dos quais muitos hoje são referências em áreas, como Empreendedorismo, Negócios, Tecnologia, Gestão Pública, Ciência e Medicina.

2. Alexander von Humboldt Foundation

Bolsas para pesquisadores estrangeiros na Alemanha, em diversas áreas, com ênfase em ciências humanas, saúde e meio ambiente.

3. American Association of University Women

Bolsas para cursos para mulheres não americanas e não residentes nos Estados Unidos para estudos de graduação e pesquisa.

4. Agência Espanhola de Cooperação Internacional

Bolsas para mestrado e doutorado em instituições espanholas dirigidas a alunos e docentes universitários, em universidades públicas e privadas.

5. CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)

Uma das principais organizações que dão bolsas para estudar fora no Brasil. A CAPES oferece bolsas de acordo com os programas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, no Brasil e exterior.

Empréstimo estudantil: entenda como a MPOWER pode ajudar a estudar fora sem burocracias

6. CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

Bolsas para várias modalidades de bolsas aos alunos do ensino médio, graduação, pós-graduação, recém-doutorados e pesquisadores já experientes.

7. Conselho Britânico (The British Council)

Informações e orientações sobre como estudar no Reino Unido e como conseguir bolsas de estudos

8. Consulado Geral da França

Bolsas para pesquisa de pós-doutorado na França, em convênio com Capes e CNPq.

9. Consulado Geral do Japão

Bolsas para brasileiros interessados em fazer mestrado e doutorado no Japão em áreas como arquitetura, enfermagem, direito e música. Também oferece bolsas para graduação e para professores dos ensinos Fundamental e Médio. Trabalham com 6 diferentes tipos de bolsas:
– Bolsas de pesquisa (Pós-Graduação)
– Bolsa de Graduação
– Escolas técnicas superiores
– Bolsa para curso profissionalizante
– Treinamento para professores do ensino Fundamental e/ou médio
– Língua e Cultura japonesa

10. Consulado Geral da Suíça

Bolsas concedidas pelo governo suíço para especialização de brasileiros em diversas áreas, desde que prioritárias ao desenvolvimento econômico do país.

11. DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico)

Das organizações que dão bolsas para estudar fora, o DAAD é o principal com foco na Alemanha. Ele oferece bolsas para doutorado, pós-doutorado e especialização na Alemanha para brasileiros, em diversas áreas.

12. Embaixada da Argentina no Brasil (Programa Mutis)

Bolsas para mestrado e especialização em universidades argentinas, para áreas como medicina, economia, agronomia e ciência da computação.

13. Embaixada da Austrália

Bolsas para mestrado e doutorado com pesquisa acadêmica. As bolsas, concedidas pelo governo da Austrália, devem ser solicitadas diretamente nas universidades australianas.

14. Embaixada do Canadá

Concede bolsas para vários programas, incluindo bolsas para docentes e doutorandos para pesquisa e tese. Os interessados devem entrar em contato diretamente com as universidades canadenses.

15. Embaixada da Itália

Bolsas de pós-graduação para brasileiros que desejam realizar cursos de especialização e doutorados em pesquisa, em todas as áreas.

16. Embaixada de Portugal

Oferece bolsas para pesquisadores em nível de mestrado e doutorado, além de cursos de especialização, principalmente para o estudo da língua e da cultura portuguesas.

17. FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Bolsas para iniciação científica a pós-doutorado, no Brasil e no exterior, para estudantes e profissionais vinculados a instituições de ensino superior mineiras.

18. FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Bolsas para iniciação científica até pós-doutorado, no Brasil e no exterior.

19. Fundação Alexander S. Onassis

Concede bolsas para professores, doutores e estudiosos da cultura grega que queiram estudar na Grécia em áreas como ciências humanas e políticas, direito, arquitetura e artes.

20. Fundação Araucária

Bolsas para mestrado em áreas como administração, arquitetura, economia, enfermagem, engenharia de produção,  psicologia e promove estudos sobre o desenvolvimento e inovações científicas e tecnológicas.

21. Fundação Carolina

Organização espanhola que oferece, a cada ano, centenas de bolsas. As bolsas vão desde cursos curtos até doutorado e pesquisa, passando por graduação, mestrado e aperfeiçoamento profissional.

22. Fundação Ford

Bolsas para mestrado e doutorado no Brasil e no exterior nas áreas de geração de recursos e desenvolvimento comunitário, educação, mídia, artes e cultura, paz e justiça social.

23. Fundação Internacional Matsumae

Oferece bolsas para doutores estrangeiros que queiram realizar pesquisa no Japão nas áreas de ciências naturais, engenharia e medicina.

24. Fundação Nieman

Bolsas na Universidade de Harvard  para jornalistas com pelo menos três anos de experiência.

25. Fundação Volkswagen

Bolsas para jovens pesquisadores das áreas de ciências naturais, engenharia e economia desenvolverem seus trabalhos em universidades alemãs.

26. Guggenheim Memorial Foundation

Bolsas para pesquisa e criação artística em qualquer país.

27. Hubert H. Humphery Fellowship Program

Uma das principais organizações que dão bolsas para estudar fora nos Estados Unidos, a Comissão Fulbright oferece o programa Hubert H. Humphrey. O programa concede bolsas de aperfeiçoamento profissional nos EUA, em áreas como administração, economia e jornalismo.

28. Instituto Camões

Bolsas para mestrado e doutorado e cursos de especialização voltadas para o estudo da língua e da cultura portuguesa.

29. Instituto Ling

Um das organizações que dão bolsas para estudar fora localizadas na região Sul do Brasil. Oferece bolsas de estudos na Europa e EUA para programas de mestrados, MBA, e outros.

30. Instituto Renvall

Bolsas para doutorado na área de estudos culturais na universidade de Helsinque, na Finlândia.

31. Ministério das Relações Exteriores

Divulga informações sobre bolsas de estudos oferecidas por organismos internacionais, órgãos estrangeiros públicos e privados e agências estrangeiras de fomento ao desenvolvimento.

32. Nuffic – Organização Holandesa para Ensino Superior

Bolsas para pós-graduação nas áreas de humanas, exatas e biológicas em universidades holandesas.

33. Revista Tennis View

Ajuda a viabilizar a obtenção de bolsas de estudo para aqueles que pretendem se graduar em uma universidade americana e jogar tênis amador simultaneamente.

34. Rotary International

Programas de bolsas de estudo culturais, para intercâmbio, graduação e pós-graduação.

35. Santander

Além de ser um banco, o Santander também oferece bolsas de estudo por meio de diversos programas. As bolsas do Santander costumam ser para graduação ou pós-graduação, e ter duração de seis meses a um ano.

36. WWF-Brasil

A WWF é mais conhecida como uma ONG voltada para o meio ambiente, mas também é uma das organizações que dão bolsas para estudar fora. Oferece bolsas de apoio à pesquisa de mestrado e doutorado em meio ambiente.

 

Instituições que oferecem orientação para quem quer estudar fora

Associação Alumni

Centro oficial para consultoria de assuntos de estudo nos Estados Unidos da Comissão Fullbright e do Consulado Americano em São Paulo.

Comissão Fulbright

Oferece bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação e professores em todas as áreas do conhecimento.

Daquiprafora Intercâmbio Esportivo

Oferece bolsas de graduação e pós-graduação esportivas e acadêmicas.

IBEU – Instituto Brasil Estados Unidos

Oferece orientação e aconselhamentos às pessoas interessadas em estudar nos EUA.

Prep Course

Programas da Fundação Estudar que oferecem orientação e mentoring a pessoas interessadas em estudar nos EUA.

União Cultural Brasil-Estados Unidos

Oferece informações sobre programas de graduação, pós-graduação, intercâmbio (high school), cursos intensivos de inglês e extensão universitária.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados