Fundação Estudar
InícioComo se PrepararO que são o ISFAA e o CSS/Financial aid profile

O que são o ISFAA e o CSS/Financial aid profile

Giana Andonini - 22/11/2023
Comentários:

O ISFAA e o CSS Profile são formulários que explicam a situação financeira e socioeconômica da família do candidato a uma graduação nos Estados Unidos. É através destes formulários que o aluno demonstra quanto a família dele pode gastar e quanto auxílio financeiro precisa receber.

Algumas universidades preferem o ISFAA, outras, o CSS Profile, então é importante checar com cada instituição. Veja aqui a lista de instituições que aceitam o CSS.

Por ser individual, não há um ISFAA único e padronizado. Algumas faculdades criam seu próprio formulário, como a Universidade Stanford (veja um exemplo do formulário aqui). O formulário deve ser preenchido e entregue à universidade no processo de application.

Já o CSS é administrado pelo College Board, a entidade que também administra os exames SAT e os SAT Subject Tests. Se sua faculdade utiliza o CSS, crie uma conta e adicione suas informações no site do CollegeBoard.

Há uma taxa de 25 dólares para completar seu perfil e enviar as informações para a universidade, com um adicional de 16 dólares para cada instituição extra. É possível pedir uma isenção de taxa caso o aluno se enquadre nos requisitos. Veja aqui. Cheque com as universidades quais são os prazos para o envio do formulário.

Todos os alunos internacionais, não somente os que precisam de auxílio financeiro, são obrigados a completar esses formulários. Isso porque para retirar o visto de estudante para estudar nos EUA você precisa provar que pode cobrir os gastos dos seus estudos.

O ISFAA e o CSS PROFILE são essenciais durante o processo de application porque as universidades os usam para proporcionar auxílio financeiro para alunos internacionais. Sem as informações incluídas nos formulários, as universidades não podem conferir bolsas aos alunos de renda mais baixa nem confirmar que os alunos de renda mais elevada podem cobrir seus gastos.

Uma recomendação é que os alunos preencham os formulários junto com os seus pais, pois eles contêm muitas perguntas sobre a renda e os recursos financeiros da família. Em geral, é necessário também entregar documentos adicionais, como a declaração do imposto de renda ou extratos bancários. Algumas escolas também podem exigir que pais divorciados preencham formulários separados.

Outra orientação é sobre a veracidade das informações. É importante completar o ISFAA/CSS Profile honestamente. Dar informação exagerada, incorreta ou desonesta afetará injustamente a distribuição de fundos entre os candidatos. Além disso, se um aluno ou seus pais proverem informação falsa para conseguir mais auxílio financeiro, a instituição se reserva o direito de cortar a bolsa inteira.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados