InícioNotíciasMIT volta a utilizar os SAT e ACT nos processos de admissão

MIT volta a utilizar os SAT e ACT nos processos de admissão

Mariane Roccelo - 06/04/2022
Comentários:

O Massachussetts Institute of Technology (MIT) anunciou que retomará a exigência dos exames SAT e ACT no processo de seleção dos novos alunos. A obrigatoriedade dos testes foi abandonada durante a pandemia. Essa decisão vai na contramão do que vem sendo adotado em outras universidades dos Estados Unidos, que vem reduzindo a importância dos exames nos processos de admissão desde 2021. Nos últimos anos, os SAT e ACT receberam duras críticas que apontavam a tendência em privilegiar alunos de famílias com rendas mais altas.

Durante a pandemia, o MIT tornou opcional o uso dos resultados dos testes nas candidaturas para os processos de admissão. O anúncio da reintrodução dos exames foi feito pelo reitor de admissões e serviços financeiros estudantis da universidade, Stu Schmill, que afirmou que a obrigatoriedade do exame é um “requisito mais justo e transparente do que uma política de teste opcional”.

Inscrições abertas para curso online e gratuito para fazer pós-graduação no exterior

Em nota, ele explicou o motivo da decisão: “nossa pesquisa mostrou que testes padronizados ajudam a avaliar melhor a preparação acadêmica de todos os candidatos, e também a identificar estudantes em desvantagem socioeconômica que não têm acesso a cursos avançados ou outras oportunidades de enriquecimento que, caso contrário, demonstrariam sua prontidão para o MIT”.

Como funciona a application para o MIT

O processo de seleção para o MIT exige que os alunos tenham bom desempenho em matemática, independentemente da especialização escolhida. Schmill explica que todos os estudantes devem realizar dois semestres de cálculo e dois de física que não são disciplinas simples.

A avaliação dos conhecimentos em matemática feita pelos SAT e ACT é uma das principais etapas de ambos exames. Paralelamente, sobre estudar no instituto, o reitor afirma que “não há caminho no MIT que não se baseie em uma base rigorosa em matemática, e precisamos ter certeza de que nossos alunos estão prontos para isso assim que chegarem”.

Leia também: MIT expande cursos sobre mudanças climáticas e oferece aulas gratuitas online

“Nossa capacidade de prever com precisão o sucesso acadêmico dos alunos no MIT⁠ é significativamente melhorada ao considerar testes padronizados – especialmente em matemática – juntamente com outros fatores”, detalhou. No texto publicado no site de admissões da universidade, Schmill explica que:

“No MIT Admissions, nossa missão é recrutar, selecionar e matricular um grupo diversificado e talentoso de estudantes que seja uma boa combinação para a educação e cultura únicas do MIT. Tudo o que fazemos em no processo é fundamentado em nosso objetivo de encontrar e admitir alunos que terão sucesso no MIT e servirão ao mundo depois.

Após cuidadosa consideração, decidimos restabelecer nosso requisito SAT/ACT para futuros ciclos de admissão. Nossa pesquisa mostra que os testes padronizados nos ajudam a avaliar melhor a preparação acadêmica de todos os candidatos”.

Leia a nota completa neste link (disponível aqui).

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados